Em sua primeira viagem oficial no ano em que tentará a reeleição à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) anunciará nesta sexta-feira, às 10h, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, a liberação de recursos para obras de mobilidade urbana na região metropolitana da capital. Acompanhada dos ministros Fernando Pimentel (PT), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Aguinaldo Ribeiro (PP), das Cidades, a presidente vai detalhar os projetos para a Grande BH selecionados no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) Mobilidade Grandes e Médias Cidades.
Pré-candidato ao governo de Minas, Pimentel deve anunciar nesta sexta-feira sua desincompatibilização do ministério em fevereiro, quando começará sua agenda de campanha pelo estado. Na cerimônia de hoje, Dilma e Pimentel devem anunciar também, ao lado do prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT), as obras de duplicação na BR-154, trecho que atravessa o Triângulo Mineiro. A região será uma das primeiras visitadas por Pimentel depois que o petista deixar o ministério.
No PAC 2 estão previstos, além da obra de expansão do metrô da capital – anunciada pela presidente em 2012, com a construção das linhas 2 (Calafate/Barreiro) e 3 (Savassi/Lagoinha) –, ações que contemplarão oito cidades da RMBH. Serão construídos 11 terminais de ônibus nas cidades vizinhas à capital, sendo dois em Santa Luzia, Contagem e Ribeirão das Neves, um em Vespasiano, Sabará, Ibirité e Sarzedo. Outra obra incluída no programa é a criação do corredor exclusivo no Bulevar Arrudas e obras de melhorias no Complexo da Lagoinha.
No mesmo evento, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) assinará um contrato de financiamento para obras de mobilidade com a Caixa Econômica Federal e dois contratos para obras de contenção de encostas, ações de drenagem e pavimentação de vias, todas elas parte do PAC. Segundo o Ministério das Cidades, os investimentos em Minas Gerais por meio das obras contempladas no PAC Mobilidade serão de R$ 5,41 bilhões, sendo R$ 1,2 bilhão do Orçamento Geral da União (OGU), R$ 2,4 bilhões de financiamento público, R$ 1,2 bilhão de participação do setor privado e R$ 600 milhões de contrapartida do estado e do município.
METRÔ A ampliação do metrô da capital foi dividida em duas partes, uma delas está contemplada no PAC 2, por meio de parceria entre os governos federal, estadual e a prefeitura de BH. Para essa etapa está prevista, além das duas novas linhas, a ampliação da linha 1 (Vilarinho/Eldorado) até o Bairro Novo Eldorado, em Contagem. Depois das manifestações de junho, o Planalto anunciou novos investimentos de cerca de R$ 50 bilhões para a mobilidade urbana como parte do Pacto pela Mobilidade.
Em agosto do ano passado, Dilma afirmou que o projeto de ampliação previsto o PAC seria aumentado, com a extensão da linha 3 (que ligará a estação da Lagoinha a Savassi) até o Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul da capital. Uma quarta linha seria construída para ligar a linha 1 até a Região Hospitalar. Para essa parte das obras ainda não foram detalhados os projetos de ampliação, mas a estimativa do governo federal é investir mais R$ 2 bilhões no metrô de BH.