A presidente Dilma Rousseff (PT) abriu nessa sexta-feira sua agenda de viagens oficiais do ano em Belo Horizonte, onde renovou a promessa de turbinar os investimentos no transporte coletivo da região metropolitana da capital mineira. “Venho aqui hoje complementar todas as visitas que já fiz nos últimos anos e anunciar esses R$ 2,5 bilhões para as obras de mobilidade. Uma cifra que, somada ao que já vem sendo planejado, começa a resolver o problema. Não totalmente, mas começa”, explicou a presidente durante cerimônia na Serraria Souza Pinto
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Anastasia também reforçou a necessidade de apoio do governo federal para a execução das principais obras de mobilidade no estado. O tucano citou a concentração de recursos pela União como um dos fatores que obrigam os municípios e estados a buscar parcerias. “É com o espírito de trabalho integrado, de sabermos que sempre vamos precisar, e precisamos de muito mais. As carências existem e temos que desenvolver essa cooperação, porque sabemos que os maiores recursos estão na esfera federal”, cobrou o governador.
PACOTE DE OBRAS Apesar de não falar sobre prazos para a entrega das obras, Dilma ressaltou que, com os investimentos, o metrô da capital vai alcançar uma extensão de 44,5 quilômetros, com 31 estações. Ao detalhar as obras de ampliação do metrô, ela garantiu mais R$ 2 bilhões para a extensão da linha 3, que será construída entre a Estação da Lagoinha e a Savassi, e a construção da linha 2, que ligará a Estação Santa Tereza à Praça Raul Soares, passando pela região hospitalar.
Além da promessa de liberar os recursos para o metrô, a petista apresentou um pacote de obras que serão feitas em parceria com as prefeituras da região metropolitana com o governo de Minas. Ao todo serão investidos R$ 8 bilhões na criação de faixas exclusivas para ônibus entre BH e cidades vizinhas, trechos complementares às linhas do BRT e obras no Complexo da Lagoinha, no Centro da capital. Desse montante, R$ 6 bilhões sairão dos cofres da União e os R$ 2 bilhões restantes serão pagos pelo governo estadual e pelos municípios.
Ela anunciou também que o governo federal vai participar na elaboração do projeto da construção de um trem metropolitano que ligará o Bairro Novo Eldorado, em Contagem, ao Belvedere, em BH. A obra vem sendo estudada pela Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana desde o ano passado, com previsão de aproveitar o trecho ferroviário já existente, usado hoje apenas para transporte de cargas, como opção para o transporte de passageiros.
PROTESTOS Durante a cerimônia de anúncio de investimentos pela presidente Dilma Rousseff, em Belo Horizonte, um grupo de manifestantes levou cartazes questionando os altos gastos do governo federal com a realização da Copa do Mundo. No encerramento do evento, outros manifestantes levaram faixas para o Viaduto Santa Tereza afirmando que Dilma estaria mentindo sobre as promessas de recursos para Minas.
Para cobrar
Obras de mobilidade para a Grande BH anunciadas ontem pela presidente Dilma
1) Complementos na expansão do metrô da capital – R$ 2 bilhões
- Trecho da Linha 2, da Estação Santa Tereza à Praça Raul Soares
- Trecho da Linha 3, ampliação até o Morro do Papagaio da linha Lagoinha-Savassi
2) Linha metropolitana entre o Bairro Novo Eldorado, em Contagem, e o Bairro Belvedere, em BH
3) Corredor Metropolitano
Norte – R$ 100 milhões
- BRT da Avenida Vilarinho até o terminal Justinópolis, em Neves
- BRT da MG-010, de Vespasiano até a Avenida Vilarinho, em BH.
- BRT em Santa Luzia.
4) Corredor Metropolitana
Oeste – R$ 76,75 milhões
Faixas exclusivas para ônibus
5) BRT do Anel Viário, entre a Estação São Gabriel, na Avenida Cristiano Machado, e o BH Shopping – R$ 12 milhões
6) PAC Grandes Cidades
Implantação do Bulevard Arrudas entre as ruas Carijós e Rio de Janeiro, no Centro, e melhoria no Complexo Viário da Lagoinha. Obras na Via 210, que liga o Barreiro ao Centro e ao sistema de metrô, e na Via 710, entre as avenidas dos Andradas e a Cristiano Machado – R$ 320 milhões