Porto Alegre – A edição 2014 do Fórum Social Temático começou nessa segunda-feira, em Porto Alegre, com uma série de atividades que repercutem a onda de manifestações pelo país no ano passado. Além da capital gaúcha, Canoas abrigará eventos do fórum, que terá como temas Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental. A mensagem de convocação do encontro fala na “crise de representação dos partidos”, um dos motes da série de protestos de junho e julho. Não à toa, ativistas como Pablo Capilé, do grupo Mídia Ninja, e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), que iniciaram as manifestações nas principais capitais do país, devem participar dos debates.
Um dos atos previstos é o lançamento de uma campanha para um plebiscito sobre uma Constituinte exclusiva, ideia lançada pela presidente Dilma Rousseff em meio às manifestações e que acabou abandonada.
Vários políticos também têm presença confirmada. Além de seis ministros do governo Dilma, o fórum tem mesas marcadas até com nomes da oposição, como o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, ex-prefeito de Vitória (ES). A organização destaca, porém, que as atividades não são promovidas por instituições públicas nem por partidos políticos.
A expectativa é de que o encontro de ativistas de organizações não governamentais (ONGs), sindicatos e movimentos sociais reúna cerca de 20 mil pessoas nas mais de 270 atividades previstas, como seminários e oficinas. A marcha de abertura, que costuma reunir milhares de ativistas nas ruas centrais da cidade, está prevista para amanhã à tarde. O encerramento será no domingo.
CONVIDADOS Entre as presenças confirmadas está a da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que vai participar do debate “Gestão democrática – A educação como direito humano”, dentro do Fórum Mundial de Educação, amanhã, no Ginásio Poliesportivo da Ulbra, em Canoas. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, é convidada para participar do painel “Comunicação compartilhada – Rede dos pontos de cultura”, também amanhã, no Acampamento da Juventude.
Na sexta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, participam da mesa “Contra o capital, democracia real”, na Assembleia Legislativa.
O ambientalismo e a sustentabilidade entram em pauta no painel “Cidades justas e sustentáveis”, que ocorrerá no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no sábado. Entre os participantes está a bióloga Ana Paula Maciel, ativista do Greenpeace que voltou ao Rio Grande do Sul no fim do ano passado após ficar presa na Rússia.
Também no sábado, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, é uma das convidadas do debate “Eficácia do Programa Bolsa-Família: muito além da transferência de renda”, programado para ocorrer na Usina do Gasômetro.