Leia Mais
Ministro do STF avalia adiamento do julgamento da Chacina de UnaíJulgamento de recurso da chacina de Unaí é suspensoCorreção: STF julga recurso de réu da Chacina de UnaíSuspensão do júri da Chacina de Unaí vai custar R$ 70 milNove anos depois do crime, Justiça condena autores dos disparos na chacina de Unaí Para ministra, atraso para julgar Chacina de Unaí "já é impunidade"Réu confessa participação na chacina de UnaíInformante acusa fazendeiro como mandante de Chacina de Unaí STF decide que julgamento de mandante de Chacina de Unaí será em Belo HorizonteMinistro do Trabalho pede condenação dos mandantes da Chacina de UnaíProtesto em frente ao STF vai marcar os 10 anos da Chacina de UnaíNo entanto, o julgamento de Norberto Mânica, também programado para o ano passado, foi adiado. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, decidiu pela suspensão do julgamento - que estava previsto para ocorrer em Belo Horizonte -. após pedido da defesa do réu, acusado de ser o principal mandante da chacina. Além de Mânica, seriam julgados o cerealista Hugo Alves Pimenta e José Alberto de Castro.
No início de outubro do ano passado, a questão de onde será realizado o juri voltou a ser analisado pelos ministros do Supremo, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli. Apenas dois ministros votaram. Marco Aurélio determinou que o processo seja julgado pela Comarca Federal de Patos de Minas (MG), jurisdição responsável pela região de Unaí. A ministra Rosa Weber votou pela manutenção do processo em Belo Horizonte. Nesta segunda-feira, a assessoria da Corte, informou que o ministro ainda não devolveu o processo e, por enquanto, não há previsão de quando isso ocorra. Ainda não foi marcada nova data para o caso ser apreciado pela Justiça.
A transferência do julgamento da capital para Unaí – local em que o crime ocorreu -, é rechaçada porque, no entendimento da defesa, os principais réus gozam de grande influência política e econômica na região.