Leia Mais
Comissão da Verdade vai propor que DOI-Codi no Rio seja transformado em centro de memóriaBolsonaro troca empurrões com senadores em visita a antigo DOI-Codi do RioPara Dilma, DOI-Codi e embaixada brasileira são tão distantes quanto céu e infernoA partir de agora, nenhuma modificação pode ser feita nos edifícios sem autorização do conselho. Numa próxima etapa, a Secretaria de Cultura do Estado deve apresentar um projeto de memorial da ditadura.
Quando isso ocorrer, o governo do Estado, que é dono do lugar, deverá providenciar uma outra sede para o 36º Distrito Policial, que hoje funciona ali, na Rua Tutoia, 121, Paraíso, zona sul da capital.
O pedido de tombamento foi apresentado ao Condephaat pelo ex-preso político Ivan Seixas, em 2012. No ano passado, a solicitação ganhou o apoio da Comissão Nacional da Verdade. O secretário de Cultura do Estado, Marcelo Araujo, acompanhou a reunião de ontem e, na saída, disse que a decisão do conselho faz parte da “consolidação da democracia em nosso País.”