Jornal Estado de Minas

Assembleia de Minas abre espaço para cidadão opinar sobre projetos em tramitação

A população poderá consultar o teor das propostas e comentar assuntos que serão votados pelos deputados

Juliana Cipriani
Depois de a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovar resolução prevendo um espaço virtual para os eleitores comentarem projetos, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai abrir seu site ao cidadão. Marcando a volta dos trabalhos parlamentares, a Casa inaugura na segunda-feira a página “Dê sua opinião sobre projetos em tramitação”, na qual a população poderá consultar o teor das propostas e comentar assuntos que serão votados pelos deputados. A opinião de todos será exibida com os detalhes de tramitação da matéria.
De acordo com a Assembleia, estarão disponíveis os projetos que já tenham passado pela Comissão de Constituição e Justiça ou por comissões especiais. Para comentar os projetos, o usuário terá de se cadastrar, informando nome, estado, município e um e-mail. O acesso será no menu horizontal do site da Assembleia no link participe, que direcionará para o espaço. As propostas poderão ser pesquisadas por assunto, número, autor ou ano. Segundo a Assembleia, a página não terá um moderador, mas o usuário deve respeitar os termos de uso, evitando expressões de baixo calão.

Na Câmara, o serviço entra no ar até abril. As propostas que tiverem maior e menor apoio popular serão destacadas, o que não significa que as opiniões deverão ser acatadas pelos parlamentares.