Jornal Estado de Minas

No Facebook, Lula orienta petistas a usar as redes sociais

Por meio de um vídeo, publicado em sua página no Facebook, Lula considerou a internet "uma arma poderosíssima"

“Na sua época de sindicato, reunir milhares de pessoas era um trabalho de formiguinha e hoje 500 mil pessoas acompanham as atividades e opiniões do senhor diariamente na rede. Essa mudanças transformaram o seu jeito de fazer Política?”. Com essa pergunta de abertura, em vídeo postado em seu perfil no Facebook, o ex-presidente Lula considerou nesta quinta-feira que a “internet é uma arma poderosíssima” e que é preciso saber o que fazer com o veículo. “ É para fazer bobagem ou para aprender alguma coisa. É para informar ou desinformar?”, indaga Lula.
No vídeo, Lula também defendeu o espaço das redes sociais para que não sejam usada para fazer "o jogo rasteiro da calúnia" ou do "baixo nível". As declarações de Lula ocorrem em meio às discussões sobre como deverá ser a atuação do PT nas redes sociais durante a campanha eleitoral.



Críticas à imprensa

Na parte final do vídeo, ao responder sobre qual mensagem passar aos seguidores nas redes sociais, Lula aproveita para criticar a cobertura da imprensa. "A mensagem não é que eu quero que todo mundo fale bem do governo. A mensagem é que todo mundo seja verdadeiro, seja para criticar, seja para apoiar o governo, porque está acontecendo muita coisa boa no país", afirma.

"Às vezes fico triste. Eu vejo televisão, começa às 6h15 da manhã, estou vendo televisão, o cara fala assalto não sei onde, morte não sei onde, batida não sei onde. Eu fico pensando: será que não nasceu uma criança hoje no Brasil? Será que ninguém foi bem atendido em algum lugar? Será que não tem nenhuma coisa boa para a gente mostrar sempre os dois lados da moeda", comenta o ex-presidente.

Oficinas do PT

A partir de março, a direção do PT anunciou quevai fazer uma série de oficinas para orientar seus militantes sobre como usar as redes sociais, como Twitter e Facebook, na campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff e dos candidatos do partido.

O vídeo protagonizado por Lula faz parte do conjunto de orientações do PT aos seus militantes sobre como se comportar nas redes sociais, sobretudo nas eleições deste ano. A partir de março, a sigla fará uma série de oficinas para orientar seus militantes quanto ao uso de espaços como Twitter e Facebook na campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff e dos candidatos do partido.

As oficinas sobre redes sociais integram o plano de trabalho do partido para a área de comunicação, definido pela executiva nacional petista na segunda-feira. Além delas, a direção do partido decidiu transformar as páginas da legenda em uma rede nacional de notícias.N