São Paulo – O ex-presidente Lula criticou o "jogo rasteiro da calúnia, do baixo nível" na internet. Em vídeo divulgado nessa quinta-feira em seu perfil no Facebook, o petista disse ainda que a rede pode ajudar a democracia. "Quando você calunia, você não politiza, você não educa, não produz um fruto", disse Lula durante o vídeo de quase sete minutos. "Eu acho que a internet é uma árvore que pode produzir frutos novos todo santo dia se a gente tiver, ao sentar na frente de um computador, interesse de que alguém aprenda algo mais".
Leia Mais
No Facebook, Lula orienta petistas a usar as redes sociaisPT prepara cartilha para atuação em redes sociaisProjetos do governo trancam a pauta da Câmara dos DeputadosEle disse ainda que um dos objetivos do governo Dilma é levar a banda larga para todo o país. "Eu gostaria que vocês ajudassem a fazer isso. Ajudassem criticando, ajudassem apoiando. Ajudassem mostrando os defeitos que existem, onde não está acontecendo", disse ele, se dirigindo novamente a seus seguidores.
PT na rede
As declarações de Lula acontecem dois dias depois de uma reunião dos secretários de comunicação do PT que discutiram, entre outros temas, a atuação do partido nas redes sociais. Na ocasião, o secretário nacional de Comunicação, o vereador José Américo (SP), revelou que o partido pretende fazer encontros com movimentos sociais para articular uma atuação na internet. "Existe uma presença conservadora nas redes, de pessoas que defendem a volta da ditadura, como o (depudato federal Jair) Bolsonaro", disse. A ideia de Américo é organizar uma resposta progressista a esses pensamentos.