Leia Mais
Câmara se reunirá para discutir cassação de João PauloJoão Paulo Cunha se entrega à Polícia Federal em BrasíliaCâmara recebe ofício do STF sobre prisão de João PauloParlamentar condenado por corrupção poderá ter perda automática do mandato Preso na Penitenciária da Papuda, João Paulo Cunha quer continuar atuando na CâmaraJoão Paulo Cunha pede autorização para deixar presídio para exercer mandatoCâmara definirá presidência de comissões a partir de terça-feiraO temor dos deputados é que Cunha mantenha o mandato e tente trabalhar como deputado, já que ele cumpre pena no regime semiaberto e poderia exercer uma atividade profissional durante o dia. O assunto será o tema da reunião da Mesa Diretora na próxima semana.
Além de definir o destino de Cunha, a Câmara levará ao plenário na quarta-feira o segundo pedido de cassação do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), desta vez por quebra do decoro parlamentar. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou um recurso da defesa do deputado contra o parecer do Conselho de Ética, que em novembro passado aprovou o pedido de cassação protocolado pelo PSB. Agora, Donadon será submetido ao julgamento dos colegas em votação aberta.
No novo processo de cassação, Donadon é acusado de denegrir a imagem do Parlamento, de ter usado algemas ao comparecer na Câmara em agosto e de ter votado na primeira sessão que o livrou da perda do mandato, o que não era permitido. Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 13 anos de prisão, por peculato e formação de quadrilha. Ele cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.