Leia Mais
Pimenta da Veiga e Dinis Pinheiro dão a largada na disputa de 2014PSDB lança a candidatura de Pimenta da Veiga ao governo de MinasPimenta da Veiga cobra coerência de SerraTucanos confirmam Pimenta da Veiga candidato ao governo de MinasPimenta da Veiga confirma candidatura ao Governo de Minas e evita AzeredoO lançamento foi confirmado para as 15h em um clube de Belo Horizonte. Já o evento com Lula está previsto para a noite. Para deixar clara a unidade do PSDB, o presidente do partido no estado, deputado federal Marcus Pestana, dará uma coletiva ao lado de Pimenta na segunda-feira, comunicando oficialmente que desistiu de concorrer ao Palácio da Liberdade. Apesar de o nome de Pimenta já ter sido decidido há vários meses, Pestana vinha insistindo em se posicionar como pré-candidato. A contragosto de grande parte do PSDB, ele percorreu municípios mineiros para reuniões com prefeitos e lideranças locais.
Dentro do partido e entre os aliados, a pressão era para que fosse antecipado o lançamento da candidatura de Pimenta da Veiga. Tanto que integrantes de vários partidos já declararam apoio ao nome escolhido do PSDB. Agora, os parlamentares falam em unidade. “No dia 14 vamos mostrar para o estado que o PSDB estará unido”, afirmou o líder da maioria, deputado Gustavo Valadares (PSDB).
Para o parlamentar, nem mesmo a sinalização de que o PSB está disposto a lançar o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, para concorrer ao governo significará um racha na base aliada do governo Anastasia. “O Lacerda é um grande homem público e, pela sua lealdade ao senador Aécio e ao governador Anastasia, acredito na sua participação na campanha do Pimenta”, avalia Valadares. Segundo o deputado estadual João Leite, presidente municipal do PSDB, o partido está “fechado e entusiasmado” com seu candidato.
Pimenta disse que o partido “respeita muito” as posições do PSB e uma possível candidatura do Lacerda ao governo do estado. “Temos uma questão muito forte com o PSB que é a disputa nacional. O lançamento da candidatura de Eduardo Campos (governador de Pernambuco) torna a eleição mais democrática e tem todo o nosso respeito”, afirma.