A iniciativa, batizada “Voto Nosso”, apareceu pela primeira vez em 2002 nas 14 cidades que formam a região administrativa de Franca, mas seus resultados práticos só apareceram oito anos depois, em 2010. A região, de aproximadamente 320 mil eleitores, tinha apenas um deputado estadual e hoje conta com dois deputados estaduais e um federal.
Um dos idealizadores da campanha foi Onofre Trajano, diretor da rede Magazine Luiza, irmão da empresária Luiza Trajano. Na época ele era dirigente da Associação Comercial e Industrial de Franca (Acif). Preocupados com a falta de representatividade da cidade na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), os comerciantes de Franca decidiram fazer uma campanha em outdoors, panfletos, adesivos e esquetes de rádio para estimular, durante todo o processo eleitoral, que a população escolha candidatos locais.
Em 2002 a região de Franca teve sete candidatos a deputado federal e nove a deputado estadual. O número levou a Acif a uma encruzilhada: como evitar uma nova pulverização de votos sem ferir a liberdade de escolha dos eleitores?.
Pesquisas
A saída foi contratar um instituto independente e fazer duas pesquisas de opinião.
De acordo com ele, um dos objetivos é expandir a campanha para outras cidades que não têm representação e aumentar a presença do interior no Legislativo estadual. O número de deputados estaduais com base apenas em cidades do interior caiu de 42 em 2006 para 36 na atual legislatura. Para impedir o que chama de “desinteriorização” da Alesp, as lideranças do interior contam com apoio da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)..