Governador Valadares - Ainda sem data marcada para a assinatura da ordem de serviço e o início das obras, o projeto de duplicação da BR-381 passará por mudanças no trecho entre Governador Valadares e Belo Oriente, recebendo um aditivo de cerca de R$ 50 milhões, o que representa 25% dos R$ 210 milhões previstos para as obras no local. Nessa segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou em Valadares que todos os 303 quilômetros da via, que é conhecida como Rodovia da Morte, serão duplicados. Antes – como mostrou reportagem do Estado de Minas em novembro – a obra de duplicação seria de Belo Horizonte até Belo Oriente, próximo a Ipatinga, deixando 72,8 quilômetros até Valadares em pista simples, apenas com melhorias. Dilma não deu detalhes sobre como será feita a adaptação do projeto que foi licitado no ano passado, mas segundo a assessoria da Presidência da República, a empresa responsável pela obra deverá alterar o planejamento inicial e receber 25% a mais do que o previsto.
"Nós resolvemos que é justo e legítimo que a (duplicação) 381 chegue até Governador Valadares. Decidimos que a obra será feita até aqui e que serão computados nos projetos a construção de um acesso até a cidade. Quando a gente vai a algum lugar, a gente tem o costume de levar um presente. Meu presente aqui hoje é este: a duplicação até Valadares foi aprovada e vai acontecer", afirmou Dilma. No entanto, a presidente não informou detalhes sobre como serão feitas as mudanças no projeto que já foi licitado em 2013 ou se a empresa responsável pelas obras no trecho terá o prazo para o início das obras adiado.
A decisão inicial de não duplicar parte da rodovia foi tomada com base em levantamentos feitos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ainda em 2005. Com base nas estatísticas de tráfego e estudos topográficos, o órgão apontou que o trecho não atingiu os índices necessários para que fosse duplicado. No entanto, novos levantamentos colhidos nos últimos cinco anos indicaram um aumento significativo na circulação de veículos de passeio e caminhões entre Ipatinga e Valadares, o que justificaria a duplicação.
Procurado para esclarecer como serão feitas as alterações no projeto de obras para o trecho, o Dnit informou que já determinou a realização de estudos em relação aos lotes 1 e 2 para definir qual modelo será usado para a duplicação – se mediante aditivo ou se mediante a realização de uma licitação à parte. Entretanto, a informação é diferente do que foi explicado pela própria assessoria do Palácio do Planalto ontem, que disse que o processo será feito por meio de aditivos.
Riscos
Em novembro do ano passado, a equipe de reportagem do Estado de Minas fez o percurso entre Valadares e Belo Oriente e constatou que o trecho oferece vários riscos aos motoristas. Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até outubro do ano passado, 34 pessoas morreram no trecho e 390 ficaram feridas. Em 2012, foram 47 mortes e em 2011, 40. No projeto inicial, estavam previstas apenas a revitalização das vias e a construção de uma terceira pista em algumas partes da rodovia.
Com 42 curvas, sendo metade delas acentuadas, e muitas vias perpendiculares com entrada e saída de caminhões e carretas, a maior parte dos 72,8 quilômetros não tem acostamento e possui poucos pontos de ultrapassagem. Do quilômetro 228, próximo ao acesso a Belo Oriente, até o quilômetro 155, no entroncamento das BRs 116, 259, 451, em Governador Valadares, são vários trechos com alertas para problemas com a visibilidade por causa de nevoeiros e entradas e saídas constantes de caminhões.
A cobrança para que o projeto inicial fosse revisado com base nos dados mais recentes sobre a movimentação de veículos na 381 foi feita por técnicos e consultores do movimento empresarial Nova 381. No final do ano passado, o consultor Cláudio Veras apresentou ao Dnit uma proposta para que o governo federal negociasse com a empresa vencedora da licitação alterações no projeto. "Usando a justificativa de que a duplicação é necessária na rodovia, o Dnit pode ajustar ou aditivar em até 25% a obra. A nossa intenção com essa cobrança é manter o processo em andamento e buscar a revisão em alguns pontos do lote 1 para atender a demanda da região", explicou Veras. (Colaborou Daniel Camargos)
NEM PROJETO O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Silveira (PSD) – ex-diretor geral do Dnit em Minas –, criticou ontem a promessa da presidente Dilma Rousseff: “A 'mineira' Dilma, mais uma vez, demonstra o quanto desrespeita e menospreza o povo do Leste de Minas. A candidata prometeu a duplicação da BR-381 até Governador Valadares. Infelizmente, apesar de ser um pleito legítimo dos moradores da região, será mais uma dívida que não será quitada, uma marca desses 12 anos de desgoverno petista. Todos sabemos que nem mesmo o projeto executivo deste trecho foi licitado. Ao invés de continuar iludindo a boa fé dos mineiros, a candidata deveria, pelo menos, assinar a ordem de serviço dos trechos que já foram licitados e colocar as máquinas na pista”.
Corpo a corpo e protestos
A presidente Dilma Rousseff viajou a Governador Valadares para participar da cerimônia de formatura de 1.274 alunos do Pronatec e entregar máquinas e equipamentos para 92 prefeitos mineiros. A petista entregou individualmente aos gestores municipais cada uma das chaves das retroescavadeiras e motoniveladoras.
Dilma lembrou aos prefeitos que eles terão somente até o dia 15 de junho para receber as máquinas e, por isso, deverão ficar atentos às próximas etapas do PAC, para apresentar suas demandas dentro do prazo determinado pela Justiça Eleitoral em ano de eleição.
A presidente apontou o Pronatec como uma ação importante para que o país consiga gerar um número considerável de mão de obra qualificada e atenda à expectativa do mercado de trabalho. "Muita gente acha que as pessoas do Brasil Sem Miséria se conformam, elas não querem lutar na vida. Pelo contrário, só acham isso aqueles que não entendem o povo trabalhador desse país, que, se tiver uma oportunidade, agarra com as duas mãos, com cursos e com essa batalha diária", discursou Dilma..