Jornal Estado de Minas

Dilma participa de cerimônia que oficializa dom Orani como cardeal no Vaticano

Agência Brasil
presidenta Dilma Rousseff participou na manhã deste sábado da oficialização de dom Orani Tempesta como cardeal na cerimônia do Consistório, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O evento foi acompanhado por autoridades, delegações oficiais, fiéis e teve a presença do papa emérito de Francisco, Bento XVI.

Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff cumprimentou o cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta. Os 19 novos cardeais receberam do papa um anel, que é símbolo do compromisso universal com a igreja. O papa Francisco fez uma menção à paz e um convite a união. “A igreja precisa de nós também como homens de paz. Por isso, invocamos a paz e a reconciliação para os povos que, nestes tempos, vivem momentos de violência e guerra”.

Esse é o único compromisso previsto para hoje na agenda da presidenta. Apesar da possibilidade de uma reunião de Dilma com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, o encontro, de acordo com a assessoria internacional do Palácio do Planalto, não deve ocorrer devido aos compromissos do chefe de Estado, que hoje participou de cerimônia de juramento do novo primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

A presidenta não vai participar da missa que ocorre na manhã de domingo (23) com a presençã dos novos cardeais e parte da Itália cedo, com destino a Bruxelas, na Bélgica. No país, a presidenta participa da 7ª Cúpula Brasil-União Europeia e vai se reunir com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy e com o presidente da União Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Ontem (21), em Roma, a presidenta se encontrou com o papa Francisco e pediu ao pontífice que colabore com a propagação de mensagens de paz e de luta contra o preconceito durante a Copa do Mundo no Brasil.
Esse é o terceiro encontro de Dilma com o papa Francisco desde que ele assumiu o pontificado, em março do ano passado. Após o encontro, Dilma falou com jornalista e disse ter ficado feliz com a indicação de dom Orani para cardeal. “Acho que a escolha dele é merecida. Além de ser homem de fé, é pessoa com grande capacidade, solidariedade, que se interessa pelos movimentos sociais, pelos pobres”, ressaltou..