A presidente Dilma Rousseff deve repetir o roteiro do carnaval do ano passado e tirar uns dias de descanso na Base Naval de Aratu, na península do São Tomé do Paripe, em Salvador. As discussões sobre reforma ministerial, economia e a relação com o Congresso só devem ser retomadas no fim da próxima semana.
A expectativa é que ela embarque na sexta-feira, acompanhada da filha e do neto, e retorne na quarta-feira de cinzas à capital federal. A base baiana tem sido o descanso preferido da presidente para passar os dias de folga. No fim do ano passado, ela também aproveitou o local para passar a semana do ano-novo acompanhada da família.
O destino é o preferido da presidente. Desde que assumiu o governo, ela tem optado por passar os feriados na unidade da Marinha. A praia de Inema, de acesso restrito aos militares, dá total privacidade. Jornalistas e fotógrafos só podem acompanhar a movimentação a 2km do local. O destino também era um dos preferidos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Em janeiro de 2010, Lula tirou um dias de férias e seguiu com a família para a base.