Entre os privilégios recebidos por Delúbio estaria a possibilidade de o carro da CUT que o transporta ao trabalho estacionar no pátio do Centro de Progressão, além de uma feijoada, que teria sido oferecida a ele. O advogado do petista, Arnaldo Malheiros, negou na quarta-feira que seu cliente tenha tido "regalias" no presídio. "Não, não há regalias. Tem essa história da feijoada, que é uma fantasia.
O juiz Bruno Ribeiro, que determinou a suspensão das saídas de Delúbio para trabalhar, pediu ainda ao Ministério Público que o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, explique em 48 horas os supostos privilégios e responda se pode reverter o quadro. Segundo o magistrado, após receber as informações do governo do Distrito Federal, ele decidirá sobre o pedido feito pelo MP de transferência dos petistas para presídios federais.
Regime aberto Com a decisão de ontem no STF, o trio petista terá direito de pleitear a progressão para o regime aberto. O primeiro que poderá ser beneficiado é o ex-presidente do partido José Genoino, que poderá fazê-lo a partir de agosto. Delúbio pode passar para o regime aberto a partir de dezembro. Para Dirceu, o benefício poderá ser concedido a partir de março do ano que vem.
PT e oposição
"Caiu a farsa da formação de quadrilha”, disse o presidente nacional do PT, Rui Falcão, ao comentar a decisão do STF. Para o senador Aécio Neves (PSDB-MG), entretanto, "o fato concreto” é a condenação dos agentes públicos “por crimes extremamente graves”..