O governador de Minas, Antônio Anastasia (PSDB), deve oficializar a saída do governo estado nesta terça-feira. Em nota, a assessoria da administração estadual convocou uma coletiva para às 10h, na Cidade Administrativa, com a presença do vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP), para anunciar “decisão de natureza política”. Procurada, a assessoria não quis confirmar o teor do anúncio. O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves - que já está na capital e deve participar da coletiva de amanhã -, afirmou em janeiro que Anastasia deixaria o cargo no Executivo para disputar uma vaga no Senado em outubro.
Além de se dedicar a disputa pelo Senado, Anastasia também será o responsável por coordenar o programa de governo de Aécio para a disputa da Presidência da República. O governador já vem participando das discussões e montagem do plano de governo, juntamente com outros integrantes da executiva nacional do partido. As conversas têm ocorrido desde o ano passado. Ele fez parte da equipe que auxiliou o senador na confecção das 12 propostas apresentadas em dezembro e que vão servir de base para as propostas para o país, caso Aécio seja eleito.
Já Alberto Pinto Coelho tem aparecido, cada vez mais, à frente das agendas oficiais do governo do estado. O movimento vem acontecendo desde o ano passado quando o vice-governador passou a comandar vários eventos, principalmente, os relacionados à liberação de recursos, entrega de maquinários e obras para municípios do interior de Minas. O prazo para que Anastasia deixe o cargo é até o dia 05 de abril, conforme estabelece a legislação. .