Entre os adeptos da aliança com o PTB, que daria ao PT uma vaga na disputa pelo Senado em outubro, a confiança é grande. Uma fonte desse grupo afirma que o apoio a Armando terá cerca de 60% dos votos dos 300 delegados presentes ao encontro. As costuras finais promovidas nos dias de hoje podem até levantar esse percentual, segundo as informações de bastidores. A escolha da candidatura própria é apontada como "bastante improvável".
Dirigentes contrários à aliança com Armando confeccionaram mil adesivos em favor da candidatura própria para uma ação na sede estadual do PT. O "adesivaço", no entanto, atraiu poucos militantes. Entre os presentes ao ato estava o ex-secretário de Habitação do Recife, Eduardo Granja, um dos últimos petistas a deixar a gestão Geraldo Julio (PSB).
A deputada estadual e presidente do PT em Pernambuco, Teresa Leitão, informou que o partido está nos preparativos finais para o Encontro de Tática Eleitoral. Inicialmente, o voto dos delegados do partido será aberto."Essa é a prática mais comum nas votações internas do PT", explicou a parlamentar. Caso a composição com o PTB seja confirmada, a expectativa é que Armando Monteiro apareça no final do evento para celebrar a parceria..