Terá um viés técnico o perfil dos novos secretários, principalmente aqueles que substituirão os deputados federais Carlos Melles (DEM), na Secretaria de Transportes e Obras Públicas, Alexandre Silveira (PSD), na Saúde, Zé Silva (SDD), na Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Bilac Pinto (PR), no Desenvolvimento Regional e Política Urbana. Também deixarão o governo os deputados estaduais Cássio Soares (PSD), da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, e Gil Pereira (PP), do Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais.
“O governador já anunciou que fará exoneração de todo o secretariado para oportunizar uma recomposição de governo. Mas quero assegurar que é um governo de continuidade, portanto as modificações ou mudanças serão pontuais, seguindo o mesmo norte, as mesmas orientações, com a mesma filosofia”, afirmou ontem o vice-governador Alberto Pinto Coelho. “Estamos estudando a indicação dos novos secretários. Vamos ouvir os partidos que compõem a nossa aliança, mas, neste momento, a prevalência de nomes técnicos irá orientar a sucessão”, acrescentou.
A uma semana de se desincompatibilizar do cargo, Antonio Anastasia convocou ontem o secretariado e os ocupantes de cargos comissionados de segundo e terceiro escalão para a última reunião gerencial de seu mandato. “Deu-se o nome de Dia do Legado por apresentarmos, aqui, projetos que em 2014 são importantes, projetos que estão em andamento e terão atenção”, informou ele, que apontou como prioritária a conclusão de obras de infraestrutura para a Copa do Mundo, principalmente as intervenções no entorno do Aeroporto de Confins.
Logo após deixar o governo, Anastasia pretende tirar férias e, em seu retorno, trabalhar na elaboração do programa de governo do senador Aécio Neves (PSDB), candidato à Presidência da República.
Ontem à tarde, Antonio Anastasia visitou no túnel de acesso ao Prédio Gerais, na Cidade Administrativa, 21 painéis que representam as entregas pactuadas no Acordo de Resultados para o ano de 2014 e a participação das diversas áreas de cada secretaria na execução das metas. Segundo ele, são projetos e processos estratégicos, desenvolvidos por meio das secretarias e com acompanhamento especial do governador, em andamento, que deverão ser realizados ainda neste ano. Entre eles, Anastasia destacou, no âmbito da cultura, a reforma do Museu Mineiro e do Arquivo Público Mineiro, a implantação do Centro de Ensaios Abertos no Prédio Verde e, principalmente, a sala de concertos e da sede do Instituto Cultural Filarmônica. .