O PT de Minas Gerais terá que explicar à Justiça Eleitoral propagandas em outdoors e busdoors da capa de uma revista que estampa pré-candidato ao governo do estado, o ex-ministro Fernando Pimentel, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Devido à publicidade em avenidas da capital, o PSDB mineiro protocolou, na segunda-feira, uma representação contra Pimentel no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). O partido diz que a capa da revista Impactto, com a manchete “Pimentel quer o seu voto”, configura propaganda eleitoral antecipada e pede a retirada de circulação das propagandas. Essa é a primeira representação da legenda contra o PT mineiro que, por outro lado, já fez três denúncias ao tribunal sobre irregularidades dos tucanos.
A capa da revista, que é sediada em Lagoa Santa, na Grande BH, chamou a atenção dos tucanos após aparecer em diversos outdoors da capital mineira, como nas avenidas Cristiano Machado e Tancredo Neves. Já os busdoors estão em veículos que trafegam por toda a cidade, segundo o PSDB estadual. Além de multa, o partido pede que a direção da publicação seja intimada e apresente, em até 48 horas, cópias de notas fiscais dos contratos com as empresas de publicidade.
Para o presidente da legenda em Minas, deputado federal Marcus Pestana, o objetivo é investigar se houve intenção da revista em fazer campanha antecipada para Pimentel.
A propaganda eleitoral só é permitida por lei a partir de 6 de julho. O PT de Minas se manifestou apenas por meio de assessoria de imprensa e alegou que a veiculação das propagandas é de responsabilidade da revista. E lembrou que, em fevereiro, o senador e presidenciável do PSDB, Aécio Neves, foi capa da revista e teve o mesmo esquema de divulgação. O partido informou ainda que não foi notificado. O presidente da legenda estadual, deputado Odair Cunha, não foi encontrado para falar sobre o assunto. A advogada Edilene Lobo também preferiu não comentar a denúncia.
CAMPANHA FORA DE HORA Os tucanos de Minas Gerais já foram alvos de três representações petistas no TRE mineiro.