O plantão nos cartórios eleitorais da capital mineira recebeu mais de cinco mil pessoas para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio ou regularizar a situação eleitoral. No sábado (3), foram 2349 pessoas atendidas e, no domingo (4), foram 2995. Quem ainda tem alguma pendência deve ficar atento: o cadastro eleitoral fecha na próxima quarta-feira, dia 7 de maio.
Além disso, o ônibus TRE-Aqui está até 7 de maio, até as 16h30, estacionado na Avenida Padre Pedro Pinto, 1055, em Venda Nova, para atender a população. No final de semana, quase mil pessoas passaram por lá.
Durante a semana, o horário de funcionamento dos cartórios de BH é das oito até as 17h. No interior, do meio dia até as 18h. Quem quiser tirar dúvidas antes de se dirigir ao cartório eleitoral pode ligar no Dique-Eleitor (148), das sete às 19h. No final de semana, foram atendidas quase duas mil ligações.
Documentação necessária
Para fazer o alistamento eleitoral, é necessário levar documento de identidade original com foto (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar.
Já para pedir a transferência, o eleitor deve procurar o cartório de sua nova residência e levar o título, se ainda o possuir, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.
A Justiça Eleitoral orienta que, no interior, as pessoas entrem em contato com os cartórios eleitorais para checar quais são os documentos necessários. Para saber com qual cartório entrar em contato, acesse o site do TRE-MG.