Jornal Estado de Minas

Arlindo Chinaglia é eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados

O petista assume o lugar de André Vargas que renunciou ao posto, após ser investigado no Conselho de Ética da Casa

Marcelo Ernesto
Arlindo Chinaglia (PT) recebeu 343 votos favoráveis durante votação secreta na Câmara dos Deputados - Foto: Wilson Dias/Abr

O deputado Arlindo Chinaglia (PT) foi o escolhido para ser o novo vice-presidente da Câmara dos Deputados. Em votação secreta o petista recebeu 343 votos favoráveis. Chinaglia foi o indicado pelo PT, partido que tem direito à vaga na Mesa Diretora no biênio 2013-2014. Também foram registrados 51 votos brancos. Com a eleição o petista deixa de ser o líder do governo na Câmara, cargo que é uma indicação da presidente da República.

Em seu discurso antes da votação, Chinaglia disse que pretende exercer o novo cargo "da melhor maneira possível". Ele declarou que sempre respeitou os parlamentares, apesar dos enfrentamentos. "Tive enfrentamentos, sempre respeitosos.
As exceções, claro, só confirmam a regra", afirmou.

Arlindo Chinaglia assume a vaga no lugar de André Vargas (PT), que renunciou ao cargo de 1° vice-presidente da Casa. Na carta lida no plenário, o petista afirmou que a decisão era para que ele pudesse “se concentrar” na defesa dele no processo que responde no Conselho de Ética. Denúncias envolvem o nome dele com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal.

Chinaglia está no quinto mandato consecutivo na Câmara, onde já ocupou a Presidência no período de 2007 a 2009. Ele também exerceu diversos cargos políticos dentro da Casa e do partido, ao qual está filiado desde 1980. Foi presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, líder do PT, líder do governo e relator da proposta orçamentária de 2012.

Com agências .