O deputado Arlindo Chinaglia (PT) foi o escolhido para ser o novo vice-presidente da Câmara dos Deputados. Em votação secreta o petista recebeu 343 votos favoráveis. Chinaglia foi o indicado pelo PT, partido que tem direito à vaga na Mesa Diretora no biênio 2013-2014. Também foram registrados 51 votos brancos. Com a eleição o petista deixa de ser o líder do governo na Câmara, cargo que é uma indicação da presidente da República.
Em seu discurso antes da votação, Chinaglia disse que pretende exercer o novo cargo "da melhor maneira possível". Ele declarou que sempre respeitou os parlamentares, apesar dos enfrentamentos. "Tive enfrentamentos, sempre respeitosos. As exceções, claro, só confirmam a regra", afirmou.
Arlindo Chinaglia assume a vaga no lugar de André Vargas (PT), que renunciou ao cargo de 1° vice-presidente da Casa. Na carta lida no plenário, o petista afirmou que a decisão era para que ele pudesse “se concentrar” na defesa dele no processo que responde no Conselho de Ética. Denúncias envolvem o nome dele com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal.
Chinaglia está no quinto mandato consecutivo na Câmara, onde já ocupou a Presidência no período de 2007 a 2009. Ele também exerceu diversos cargos políticos dentro da Casa e do partido, ao qual está filiado desde 1980. Foi presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, líder do PT, líder do governo e relator da proposta orçamentária de 2012.
Com agências