Essa é a segunda vez, em menos de um mês, que a petista vem ao estado desde a mudança de Eduardo para São Paulo, há um mês, quando o socialista confirmou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto. O evento sertanejo pode ser considerado uma projeção do palanque da presidente dentro do período de campanha, já que Dilma terá a companhia dos pré-candidatos ao governo do estado, Armando Monteiro Neto (PTB), e ao Senado, deputado federal João Paulo (PT), além do senador Humberto Costa (PT).
“Acreditamos que é uma obra muito emblemática porque consideramos uma cidade nascedouro da transposição do São Francisco. Precisamos mostrar a amplitude e dimensão das ações do governo federal em Pernambuco”, disse João Paulo, que sugere novas agendas para a presidente nos próximos dias.
Cercada de cautela, a presidente envia nessta segunda-feira o ministro Francisco Teixeira (Integração Nacional) ao estado para fazer os preparativos de sua chegada. Nos últimos 30 dias, Dilma também já havia mandado de forma silensiosa a Pernambuco os ministros Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), Vinícius Lages (Turismo), Miriam Belchior (Planejamento) e Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)..