(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Peemedebistas rechaçam PT e brigam por candidatura própria ao governo de Minas

Nesta quinta-feira à tarde, prefeitos, vice -prefeitos e vereadores prometem ler manifesto na porta da sede do PMDB reivindicando candidatura própria


postado em 15/05/2014 12:54 / atualizado em 15/05/2014 13:17

"Tomei a decisão preocupado com a eleição de meus amigos deputadoss, que precisam de coligação para se reelegerem", disse Clésio Andrade ao justificar desistência da disputa (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A menos de um mês da convenção do partido, marcada para o próximo dia 14, para oficializar candidatos e a política de alianças nas eleições deste ano, o PMDB continua às voltas com o dilema de lançar ou não candidatura própria para o governo de Minas. Nesta quinta-feira, um grupo estimado pelos organizadores do protesto em 250 peemedebistas vão para a porta da sede da agremiação, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, divulgar manifesto exigindo que a legenda dispute o principal cargo do Executivo no estado.

Um dos organizadores do evento, marcado para 15h, que é membro do diretório estadual e vice-prefeito de Brumadinho, Breno Carone. ele disse ao em.com.br que a base do partido não vai aceitar a decisão da cúpula, leia-se executiva do PMDB, de definir sozinha pela coligação com o PT de Fernando Pimentel, pré-candidato ao governo de Minas. Coincidentemente, também nesta quarta-feira, o presidente do partido em Minas, deputado Antônio Andrade, se reúne com Pimentel e lideranças do Pcdo B para “debater o cenário político e os posicionamentos para as próximas eleições.”, de acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do do PcdoB .

Carone disse que a maioria da base, cerca de 600 convencionais com direito a voto no encontro do dia 14 para definir os rumos do partido, também não aceita a aliança com o PT no primeiro turno das eleições em detrimento da candidatura própria. Um nome para essa disputa ainda é uma incógnita, já que o senador Clésio Andrade anunciou, no final do mês passado, que desistiu de se lançar candidato. Mas Carone especula algumas hipóteses, com ênfase para viabilizar o deputado federal Leonardo Quintão, que já admitiu ser favorável à candidatura própria.

Adversários


Quintão é também “adversário” de Antônio Andrade dentro do PMDB, além de ter bom trânsito no PSDB do pré-candidato Pimenta da Veiga, que na próxima segunda-feira participa de evento, liderado pelo senador  e pré-candidato a presidente da República, Aécio Neves. Aécio vai anunciar a chapa completa dos tucanos para a campanha eleitoral aos cargos majoritários (governador, vice-governador e senador).

As adversidades em torno da relação política de Quintão e Andrade ficaram ainda mais acirradas desde que o primeiro foi preterido pela presidente Dilma para assumir o Ministério da Agricultura. No lugar dele, assumiu Antônio Andrade, que se desincompatibilizou do cargo neste ano para disputar a vaga de vice-governador na chapa de Pimentel.

Um peemedebista histórico, filiado quando ainda a legenda era nomeada MDB, da época dos tempos da ditadura, que prefere não se identificar para não se atritar com a cúpula do partido, faz coro com Carone e o grupo de prefeitos, vices e vereadores que prometem ir à porta do partido na tarde desta quarta-feira para divulgar o manifesto a favor da candidatura própria.

O filiado histórico também destaca que não é nada razoável o principal argumento da cúpula para apoiar a candidatura de Pimentel. Ou seja, que a aliança com o PT cacifa o PMDB para eleger maior número de deputados estaduais e federais.

Carone lembra que na última eleição, em 2010, apesar de PMDB e PT estarem juntos para disputa ao governo de Minas, a aliança não se repetiu para a disputar proporcional (deputados). O peemedebista histórico lança mão do receituário de Ulysses Gumairães, o Sr. Diretas - assim chamado por ser um dos principais lideranças pela volta das eleições diretas no país. “Um partido se constrói na luta da disputa eleitoral para todos os cargos”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)