O lançamento oficial das pré-candidaturas a vice-governador do deputado Dinis Pinheiro (PP), na chapa de Pimenta da Veiga (PSDB), e a senador do ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) acontece nesta segunda-feira em Belo Horizonte. Liderado pelo senador Aécio Neves, pré-candidato à Presidência da República, a aliança batizada de Movimento Todos por Minas promete reunir nesta manhã em torno de 2.500 políticos, entre prefeitos, parlamentares e militantes na sede do Ginásio do Cruzeiro, no Barro Preto, no Bairro Centro-Sul.
Cogitado desde outubro do ano passado candidato a vice, Dinis Pinheiro migrou do PSDB para o PP, um dos principais aliados dos tucanos, para abrir espaço para viabilizar o nome dele na chapa de Pimenta da Veiga. Agregando Dinis à chapa, o PSDB contemplou a legenda do atual governador de Minas, Alberto Pinto Coelho .
Antes de Dinis ser confirmado candidato a vice, ele e o atual governador de Minas, então vice-governador, postulavam sair candidatos pela aliança costurada e tendo à frente o senador Aécio Neves, que acabou resolvendo o imbróglio com a indicação de Pimenta da Veiga. Vale lembrar que neste xadrez político de rearranjo de lideranças políticas, o presidente do PSDB em Minas, deputados Marcus Pestana, também era candidato ao Palácio da Liberdade.
Anastasia
Sempre discreto sobre o seu futuro político, o ex-governador Antônio Anastasia desincompatibilizou-se do cargo no último dia 4 de abril. Na época, ele admtiu apenas que deixava o governo para participar da coordenação do programa de governo de Aécio Neves a presidente.
No entanto, em fevereiro deste ano, em encontro com a bancada mineira no Congresso, na sede do escritório do governo de Minas, em Brasília, ele anunciou que disputaria o Senado em outubro. Durante café da manhã, que também contou com a presença do então vice-governador Alberto Pinto Coelho, e do senador Aécio Neves, Anastasia declarou que deixaria o governo de forma “tranquila” por saber que Alberto Pinto Coelho daria sequência ao trabalho realizado nos últimos anos.