O PSDB de Minas Gerais entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) acusando o pré-candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, de uso da máquina pública com fins eleitorais durante evento em São João del-Rei e pedindo à Justiça que declare o petista inelegível pelos próximos oito anos. Segundo os tucanos, Pimentel participou de cerimônia pública do governo federal destinada a entrega de máquinas a prefeituras mineiras para pedir votos para a eleição de outubro. “A solenidade oficial foi usada com objetivo eleitoral, por isso entramos com a ação, pedindo ao TRE que essa prática seja inibida. É o uso da máquina pública em benefício de um candidato”, afirmou Marcus Pestana, presidente do PSDB estadual.
Na representação, o PSDB cobra informações sobre os custos do evento, os valores gastos para a aquisição das máquinas e o custo do transporte dos equipamentos entregues. Os tucanos pedem que o Ministério do Desenvolvimento Agrário suspenda solenidades para distribuição de máquinas com a presença de “notórios pré-candidatos à eleição de outubro”. “Pedimos que eles sejam multados pela conduta velada e fiquem inelegíveis pelo prazo de oito anos, além de terem cassados os registros de suas candidaturas”, diz a ação.
O PSDB anexou ao documento fotos de Pimentel com prefeitos, faixas de divulgação da cerimônia e trechos de reportagens de jornais locais sobre o evento. “Buscando ampliar a divulgação do evento realizado em benefício dos candidatos filiados ao PT, a Prefeitura de São João del-Rei, chefiada pelo também petista (Helvécio Luiz Reis), cuidou-se remeter, por intermédio de sua assessoria de comunicação social, Rafael Alves, e através de e-mail institucional, os registros fotográficos do evento a todos os interessados, especialmente aos prefeitos participantes”, diz o texto.
Além do pré-candidato petista, os tucanos estenderam a representação ao presidente do PT de Minas Gerais, deputado Reginaldo Lopes, ao deputado Pompílio Canavez, e ao prefeito de São João del-Rei. Segundo Pestana, os prefeitos foram convidados a receber das mãos de Pimentel as chaves dos veículos e a posar para fotos com ele, apesar de o ex-ministro não exercer mais cargo público. “Questiono os motivos de Pimentel ter posado para fotos como personagem de destaque nesse evento”, explica Pestana.