A presidente Dilma Rousseff disse neste domingo que o Brasil tem melhorado muito, e que o País dá vários motivos de orgulho ao povo. Em evento no Rio, ela exaltou o programa Minha Casa Minha Vida, afirmando que o governo do PT permitiu que muitas famílias conquistassem a casa própria. Dilma participou da cerimônia de entrega de 564 unidades habitacionais do Complexo de Manguinhos, na zona norte da cidade.
"No Brasil, milhões de pessoas não tinham acesso a habitação, e ninguém também fez nada. Até que nós, ainda no governo do presidente Lula, e de forma ainda mais intensa no meu governo, consideramos que as pessoas tinham direito de ter a casa própria. Que pessoas? Não era o rico, o rico paga pela sua casa. Só podia ser os mais pobres", declarou Dilma, no discurso, sem mencionar governos anteriores ao PT em sua crítica.
Segundo a presidente, o governo federal botou a mão no seu próprio bolso para fazer o programa de habitação popular, o Minha Casa Minha Vida. Dilma afirmou considerar que o acesso à casa própria é um direito fundamental do povo brasileiro, incluindo os mais pobres.
"É muito importante o acesso à casa própria digna. Cada um de vocês que receberam casa hoje está entrando em algo que é fundamental.
Durante a cerimônia, a representante dos moradores que receberam as unidades do condomínio popular, Cândida Maria Privado, cobrou de Dilma a instalação de uma creche e um posto médico no local. "Dilma, bota o dinheiro para fora. Vou pedir à Dilma a creche e uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Estou cobrando!", disse Cândida no palanque, ao receber as chaves de seu apartamento.
A presidente parabenizou o esforço de Cândida para melhorar a vida em sua comunidade, dizendo que pessoas como ela, que lutam e se esforçam, levam o País para frente. "Agora, tem uma coisa que é fundamental: é oportunidade. E quem pode dar oportunidade é quem está no governo. Minha obrigação é olhar os mais pobres que estão nesse País, e dar a eles uma oportunidade de ter uma vida melhor", discursou.
Dilma posou para fotografias com os moradores que receberam os apartamentos, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, do ex-governador Sergio Cabral e do prefeito Eduardo Paes, todos do PMDB.
Com Agência Estado .