O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar morreu na madrugada desta terça-feira. A morte do político, que também foi prefeito da capital por duas vezes e senador, foi confirmada pelo presidente estadual do PSDB, deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, em seu perfil no facebook. Marcello faleceu em casa, em São Conrado, na zona sul da cidade, por volta das 4h15. O velório, segundo nota divulgada pelo PSDB-RJ, será nesta quarta-feira, a partir das 9h, no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Marcello Alencar nasceu no Rio de Janeiro, em 1925. Advogado, foi senador pelo MDB entre setembro e dezembro de 1967, ao substituir interinamente o senador Mário Martins, de quem era suplente.
Dois anos depois, o Ato Institucional 5 (AI-5) cassou seu mandato e seus direitos políticos por dez anos. Filiado ao PDT, foi nomeado prefeito do Rio de Janeiro em 1983 pelo então governador fluminense Leonel Brizola e exerceu o mandato até 1986. Em 1989, voltou à prefeitura da cidade através do voto direto, onde ficou até 1992.
Em 1994, já filiado ao PSDB, foi eleito governador do estado do Rio de Janeiro. Exerceu o cargo de 1995 até 1999.
Com agências