Apesar de não ter discursado durante a cerimônia de abertura, a presidente Dilma Rousseff compareceu à Arena Corinthians para acompanhar a cerimônia de abertura da copa e o jogo de estreia da seleção brasileira. Vestida de verde, Dilma está acompanhada do presidente da Federação Internacional de Futebol, Joseph Blatter, e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Ao aparecer no telão, alguns torcedores vaiaram Dilma.
Mais cedo, a presidente também almoçou com os chefes de Estado e de Governo que estão no Brasil. O encontro, que durou cerca de uma hora e meia, foi protocolar, mas sem discursos oficiais. Além de Dilma, o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin também participaram da homenagem aos mandatários estrangeiros.
Na cerimônia, a presidente ressaltou a importância do evento para promover a paz entre as nações. "Hoje, nos unimos todos para buscar, não só a vitória de nossas seleções em campo, mas também a vitória da paz. Juntamos nossas vozes na luta contra todas as formas de discriminação racial e em favor do respeito mútuo independentemente de gênero, raça, origem étnica, orientação sexual, religião ou classe. Esses são valores universais e aspirações que nos comprometemos a promover nesta Copa, nesta Copa do Mundo e depois dela", disse.
Com Agência Brasil