Seguindo o pioneirismo da experiência da Prefeitura de Curitiba (PR) – que mantém um canal atualizado e de linguagem fácil – a Prefeitura Municipal de Porteirinha, no Norte de Minas, colhe os frutos de investir na sua página na rede social. Em pouco mais de um ano de existência, a página da cidade, que tem cerca de 37,5 mil habitantes, já conta com 6,7 mil seguidores, mais de 20% da sua população. Nenhuma crítica ou sugestão do cidadão fica sem resposta da administração.
Santos já conhecia a resposta desde sua campanha eleitoral no fim de 2012. “Durante toda a campanha eu fiz uso de Facebook e pude perceber a capacidade de atingir um grande público. Por isso, assim que assumi, com a promessa de fazer uma administração participativa, criei uma equipe para cuidar desse tipo de comunicação”, conta. Ele fala com experiência de quem derrotou ex-prefeito, empresário e pecuarista Juraci Freire Martins (PP), candidato à reeleição, que declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 24,4 milhões (o terceiro maior entre os candidatos a prefeito do interior de Minas neste ano), incluindo cerca de 20 mil reses, 32 fazendas e 12 casas. Com patrimônio de apenas R$ 13,5 mil, Silvanei – uma moto Titan 2005 no valor de R$ 4,5 mil, e uma Parati modelo 1992, avaliada em R$ 9 mil – ele teve mesmo que reinventar a forma de fazer campanha na cidade.
Humor
Por sua vez, a Prefeitura de São Joaquim de Bicas, na Região Central, cidade com 26,6 mil habitantes, fez a opção de usar o humor e dispensar qualquer tratamento formal para falar com o cidadão. Em um dos posts da administração, para informar a temperatura na cidade, a prefeitura se valeu da figura de Carlos Alberto de Nóbrega, apresentador do programa A praça é nossa, para atrair a atenção. “Segunda-feira com céu nublado e chuvoso é como piada da Praça é nossa. Não tem graça nenhuma, mas é suportável só para ouvir a risada do Cazalbé! Mínima de 15° e máxima de 23°. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Bom dia e ótima semana a todos!”, dizia a postagem.
O prefeito da cidade, Luciano Gustavo do Amaral Passos (PR), de 37, conta que optou por uma comunicação mais leve para acompanhar a característica da rede e atingir com mais facilidade o cidadão. “Estamos vendo que já começa a haver uma debandada do Face para o WhatsApp e já estamos pensando em acompanhar o ritmo e marcar presença por lá também. “É muito gratificante ver que saltamos de nenhum acesso em julho passado para 4 mil seguidores quase um ano depois”, diz Passos. Ele agora quer usar a rede também para impulsionar o turismo na cidade, a 30 quilômetros da capital, com divulgação de festas e de atrativos da região. Também enfrentando seu primeiro mandato, Passos é formado em ciências contábeis e chegou à cadeira de prefeito depois de trabalhar como contador da prefeitura.
E se tamanho não é mesmo documento, a pequena Alagoa, no Sul de Minas, com apenas 2,6 mil habitantes, faz bonito no Facebook, com mais de duas centenas de seguidores. A página é usada para postagem de fotos enviadas pelos “amigos virtuais”, especialmente se é dia de geada, e também para anúncios oficiais. A diversidade de temas é grande e parece agradar. Em sentido contrário, no entanto, algumas prefeituras lançam seu perfil, mas os abandonam para uso de postagens com vírus, como aprender a emagrecer em apenas uma semana ou ainda ganhar dinheiro sem sair de casa. De acordo com Rosalves dos Santos Suldário, analista de mídias sociais da AMM, a grande dificuldade dos gestores é a falta de pessoal para manter a permanente atualização das postagens..