Jornal Estado de Minas

PSB mineiro deixa nas mãos da executiva estadual decisão sobre aliança ou candidatura

Convenção da legenda aconteceu na manhã deste sábado em Belo Horizonte mas não definiu qual rumo seguir. Opções são apoio ao tucano Pimenta da Veiga ao governo de Minas ou candidatura própria

Flávia Ayer
A convenção da legenda abriu caminho para uma possível aliança com o PSDB - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press

Adiada a decisão sobre os rumos do PSB mineiro nas próximas eleições. Em uma convenção tumultuada, na manhã deste sábado, os delegados decidiram deixar a cargo da comissão executiva estadual a escolha sobre qual caminho seguir. Em jogo, está a candidatura própria ao governo do estado, com a oficialização do nome do deputado federal e presidente da legenda em Minas, Júlio Delgado, ou uma aliança com o PSDB de Pimenta da Veiga e do presidenciável Aécio Neves.

A segunda opção acabaria com o palanque em Minas da chapa nacional dos socialistas Eduardo Campos e da ex-senadora Marina Silva. Apoiado pela Rede Sustentabilidade de Marina, o ambientalista Apolo Heringer, que retirou ontem sua pré-candidatura ao governo, subiu no palco e não economizou. "Lamento que a terceira via esteja se afundando no PSB. Fui vítima de uma farsa dentro dessa convenção", disse, se referindo ao fortalecimento da aliança com o PSDB. Os socialistas têm até dia 29, quando ocorre a convenção nacional, para definir sua posição e candidatos nas eleições de outubro..