São Paulo - O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta quinta-feira, após participar de anúncio conjunto com a presidente Dilma Rousseff e com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) de investimentos para mobilidade urbana e saneamento, que o Brasil "passa por um momento novo na política". "Vivemos um momento de superação importante, que é essa compreensão que o Estado é uma coisa e governos e partidos são outra", afirmou.
Segundo ele, o debate eleitoral vai ressaltar as divergências e dará à população o poder de decisão por meio do voto. "Quando não há concordância em relação a um tema alguém tem que arbitrar e na política (quem arbitra) é o voto", disse.
Haddad afirmou que a "maturidade e civilidade" precisam ser ressaltadas e que essa consciência tem aumentado. "Estamos prestes a abrir o calendário eleitoral e estávamos aqui os três como chefes do Executivo - federal, estadual, municipal - anunciando programas de longa duração", disse. "Não sabemos quem vai ser prefeito, governador e presidente (no futuro), mas essas políticas estão sendo tratadas como políticas de Estado. Não dependem do setor político", reforçou.