O governo de Minas anunciou nessa quinta-feira o edital para construção da alça norte do Rodoanel, entre Ravena (Sabará) e Betim, um percurso de 66 quilômetros em que será cobrado pedágio de até R$ 7,10. A obra pretende retirar do Anel Rodoviário de Belo Horizonte os veículos que trafegam pelas BRs 381 e 262, que hoje precisam cruzar a capital. O projeto, que será realizado em parceria público-privada (PPP), foi orçado em R$ 4 bilhões, dos quais R$ 800 milhões serão investidos pelo estado.
Segundo o governador Alberto Pinto Coelho (PP), já há empresas interessadas em aportar os R$ 3,2 bilhões restantes para conclusão do projeto. “O estado tem suas limitações de investimento e a sociedade tem necessidade de resposta de seu desenvolvimento o mais rápido possível”, afirmou Alberto. Pela PPP proposta para o Rodoanel Norte, o estado pagará de volta às empresas pelo menos parte dos recursos a serem investidos pela iniciativa privada.
O vencedor da licitação será exatamente a empreiteira que pedir o menor valor de retorno, o que é chamado pelo governo de “contraprestação”. Uma empresa que pedir R$ 2,8 bilhões, por exemplo, será derrotada pela que pedir R$ 2,7 bilhões. A expectativa do governador é que o contrato para a obra seja assinado até o final do ano, e que a construção do Rodoanel Norte comece em 2015.
O sistema de pagamento do pedágio será conforme o trecho percorrido. Até 30 quilômetros, o valor a ser pago será de R$ 4,10. Acima desse percurso a tarifa será de R$ 7,10. As praças de pedágio, segundo o projeto, serão construídas nas duas pontas da via. O governo garantiu que não haverá cobrança de tarifa no meio do Rodoanel. A tarifa, no entanto, ficou acima do anunciado anteriormente pelo estado. Conforme estudos realizados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas no ano passado, os valores seriam de R$ 3 e R$ 7.
À época, o então responsável pela pasta, Carlos Melles (DEM), disse que pelo menos cinco empresas estariam interessadas na obra. Além de Sabará e Betim, nas duas pontas, a via cortará ainda os municípios de Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e Contagem.
Fundo
As desapropriações a serem feitas para a obra ficarão a cargo da iniciativa privada. Conforme o governador, além da possibilidade do pagamento de indenização, existe a possibilidade de que os proprietários que se interessarem possam fazer parte de um fundo a ser criado com base em empreendimentos comerciais que possam vir a se instalar às margens do Rodoanel.
Além do projeto do governo do estado, outras duas vias estão em fase de estudo também para retirar veículos do Anel Rodoviário. A alça sul do Rodoanel, que ligará a BR-040 à BR-381, na saída para São Paulo, e a alça leste do complexo, entre a BR-381, na saída para Governador Valadares e Vitória, até a BR-040, em Belo Horizonte. Os estudos para ambas as vias estão fase de desenvolvimento pelo governo federal e a prefeitura, respectivamente, os responsáveis pelas duas obras.
Segundo o governador Alberto Pinto Coelho (PP), já há empresas interessadas em aportar os R$ 3,2 bilhões restantes para conclusão do projeto. “O estado tem suas limitações de investimento e a sociedade tem necessidade de resposta de seu desenvolvimento o mais rápido possível”, afirmou Alberto. Pela PPP proposta para o Rodoanel Norte, o estado pagará de volta às empresas pelo menos parte dos recursos a serem investidos pela iniciativa privada.
O vencedor da licitação será exatamente a empreiteira que pedir o menor valor de retorno, o que é chamado pelo governo de “contraprestação”. Uma empresa que pedir R$ 2,8 bilhões, por exemplo, será derrotada pela que pedir R$ 2,7 bilhões. A expectativa do governador é que o contrato para a obra seja assinado até o final do ano, e que a construção do Rodoanel Norte comece em 2015.
O sistema de pagamento do pedágio será conforme o trecho percorrido. Até 30 quilômetros, o valor a ser pago será de R$ 4,10. Acima desse percurso a tarifa será de R$ 7,10. As praças de pedágio, segundo o projeto, serão construídas nas duas pontas da via. O governo garantiu que não haverá cobrança de tarifa no meio do Rodoanel. A tarifa, no entanto, ficou acima do anunciado anteriormente pelo estado. Conforme estudos realizados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas no ano passado, os valores seriam de R$ 3 e R$ 7.
À época, o então responsável pela pasta, Carlos Melles (DEM), disse que pelo menos cinco empresas estariam interessadas na obra. Além de Sabará e Betim, nas duas pontas, a via cortará ainda os municípios de Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e Contagem.
Fundo
As desapropriações a serem feitas para a obra ficarão a cargo da iniciativa privada. Conforme o governador, além da possibilidade do pagamento de indenização, existe a possibilidade de que os proprietários que se interessarem possam fazer parte de um fundo a ser criado com base em empreendimentos comerciais que possam vir a se instalar às margens do Rodoanel.
Além do projeto do governo do estado, outras duas vias estão em fase de estudo também para retirar veículos do Anel Rodoviário. A alça sul do Rodoanel, que ligará a BR-040 à BR-381, na saída para São Paulo, e a alça leste do complexo, entre a BR-381, na saída para Governador Valadares e Vitória, até a BR-040, em Belo Horizonte. Os estudos para ambas as vias estão fase de desenvolvimento pelo governo federal e a prefeitura, respectivamente, os responsáveis pelas duas obras.