O candidato do PSDB ao Palácio da Liberdade, Pimenta da Veiga, vai realizar uma série de debates regionais e setoriais pelo estado para definir seu plano para o governo de Minas. Segundo o ex-ministro das Comunicações e ex-prefeito de Belo Horizonte, as diretrizes deverão ser concluídas ainda neste fim de semana para o registro da candidatura, que tem que ser feito até 5 de julho no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). “Vamos anunciar a equipe, que está desenvolvendo o plano sob a coordenação de Paulo Paiva (ministro do Planejamento no período de março de 1998 a março de 1999, durante o governo Fernando Henrique). No fim da semana, estarão prontas as diretrizes, que vão instruir o pedido de registro das candidaturas e, a partir daí, vamos iniciar uma série de debates regionais e setoriais de uma forma mais orgânica”, informou Pimenta. Segundo o candidato, as discussões pelo estado estão em andamento e ele já visitou mais de 100 cidades do interior.
Pimenta defendeu o que ele chama de “evolução na educação pública”. “Não tenho dúvida de que o fato mais marcante no próximo governo deve ser a evolução na educação pública. Estamos apresentando ideias para serem avaliadas e discutidas, como a adoção da educação integral em todas as escolas públicas do estado. Quero criar um centro de talentos para reunir e estimular os melhores alunos, que se transformarão em futuros líderes”, destacou o candidato. Ele disse ainda que o aprofundamento de políticas sociais será também um dos focos de seu programa de governo e citou como exemplo a regionalização dos hospitais e o Programa de Urgência e Emergência, destinados a levar saúde de qualidade a todo o estado.
O candidato falou ainda sobre segurança pública. Segundo ele, além reprimir o tráfico de drogas e armas, o que deve ser feito primordialmente por meio da proteção das divisas do país, serão implementadas ações para a melhoria da sensação de segurança das pessoas, com o policiamento ostensivo em todo o estado. O candidato não teve agenda externa ontem.