A chapa do deputado federal Henrique Eduardo Alves terá como candidato a vice o deputado federal João Maia, presidente estadual do PR. Já a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, será candidata ao Senado Federal.
Essa chapa majoritária congrega 18 partidos aliados. Juntos eles formarão uma única chapa para deputado federal e terão três coligações para deputado estadual, lançando mais de 130 candidatos às 24 vagas da Assembleia Legislativa potiguar.
Henrique Eduardo Alves, que junto com Garibaldi Filho é líder do PMDB no Rio Grande do Norte, chega para o seu principal desafio político, já que pela primeira vez disputará o cargo do Executivo potiguar. O PMDB, legenda que preside no Estado, é hoje o maior partido do Estado, com 40.300 filiados e 53 prefeitos.
Para o palanque da majoritária local, o deputado Henrique fez uma aliança diferente da nacional, já que o PMDB defende a reeleição de Dilma Rousseff.
Oposição
O pleito do Rio Grande do Norte terá outros quatro candidatos ao governo. O PSTU lançará a sindicalista Simone Dutra, o PSOL homologou o nome do professor Robério Paulino e o PSL está com o advogado Araken Farias.
Além deles, o vice-governador Robison Faria será confirmado, no próximo domingo, 29, na convenção do PSD, como candidato ao Executivo. Ele compõe uma aliança com o PT e o PC do B. O candidato a vice do grupo será o deputado estadual Fábio Dantas (PC do B) e a candidata ao Senado a deputada federal Fátima Bezerra (PT).
Robinson Faria que já foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e seis meses após empossado vice-governador já rompeu com a governadora Rosalba Ciarlini, tem no pleito deste ano seu maior desafio. Há quatro anos ele tentou ser candidato, mas foi preterido pela então aliada, Wilma de Faria, que era governadora do Estado. Agora Faria volta novamente ao projeto, dessa vez levando como grande aliado o PT. Robinson Faria é presidente estadual do PSD e pai do deputado federal Fábio Faria, candidato a reeleição..