Governantes que vão tentar a reeleição vêm protagonizando nos últimos dias um festival de entregas de obras, muitas delas incompletas, de lançamentos de “pedras fundamentais” e apelando até a inaugurações a distância. Tudo porque acaba nesta sexta-feira (4), o prazo legal para que candidatos participem desse tipo de evento.
De um telão no Paranoá, a presidente vai acompanhar a inauguração dos empreendimentos. Nesta quarta-feira, 02, em Brasília, a equipe do cerimonial do evento testava o contato com cada uma das cidades para que tudo dê certo durante a solenidade. Ao todo, serão entregues mais de 5 mil casas ou apartamentos para famílias cuja renda mensal é de até R$ 1,6 mil.
O Minha Casa Minha Vida é uma das principais bandeiras eleitorais do projeto petista.
Parceria
Na segunda-feira, 30, Dilma participou da inauguração de um hospital no Rio cuja capacidade de funcionamento ainda estava em 20% - só estará a pleno vapor em setembro.
A presidente estava ao lado do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que também vai tentar reeleição e vem cumprindo uma agenda puxada. Nesta quarta-feira, por exemplo, o peemedebista participou de dez eventos em 12 horas, entre entrega de veículos, inaugurações e assinatura de convênios. Pezão foi até a inauguração de obra que não é de seu governo. Acompanhou, por exemplo, o prefeito Eduardo Paes, também do PMDB, no início da operação do teleférico do Morro da Providência. A maratona deve continuar até a sexta-feira.
A agenda do governador do Rio inclui evento até em horário de jogo da seleção. No sábado, 28, ao chegar a Piratininga, em Niterói, região metropolitana da capital fluminense, para inaugurar obras do programa Bairro Novo, encontrou os moradores cantando o Hino Nacional do jogo contra o Chile na Copa.
Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tenta ficar mais quatro ano no governo, vai inaugurar nesta quinta-feira, às pressas, o Trecho Leste do Rodoanel, uma promessa de campanha que será entregue incompleta e com quase quatro meses de atraso. Todo o trecho prometido da megaobra só poderá ser utilizado pelos motoristas em setembro, a um mês da eleição.
Já o governador do Acre, Tião Viana, candidato à reeleição pelo PT, tem feito vários lançamentos de “pedras fundamentais”, ou seja, a primeira fase de uma obra. Nesta quarta-feira, por exemplo, ele participou de evento de apresentação do projeto de um polo atacadista a ser construído com verba privada.