Jornal Estado de Minas

Vereadores silenciam sobre tragédia em BH e entram em recesso

Vereadores de BH fazem um minuto de silêncio pela memória das vítimas fatais do desabamento do viaduto, encerram reunião de trabalho por falta de quórum e entram em recesso. Eles só retornam no dia 1º de agosto

- Foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press

A maioria dos vereadores da Câmara de Belo Horizonte não compareceu, nesta sexta-feira, à reunião de trabalho na sede do Legislativo municipal. A ausência acontece um dia depois da tragédia que matou duas pessoas e feriu outras 22 após desabamento de viaduto. O acidente aconteceu na tarde dessa quinta-feira, na Avenida Pedro I, no Bairro São João Batista, na Região de Venda Nova. Marcada para começar às 9h, a sessão extraordinária foi cancelada por falta de quórum. De acordo com a assessoria de comunicação da Casa, dos 41 parlamentares, apenas nove estavam presentes - 12 a menos do mínimo necessário para dar prosseguimento aos trabalhos legislativos. A Câmara entra em recesso hoje e só retorna no dia 1º de agosto.

Embora a  sessão extraordinária já estivesse agendada antes do acidente - convocada para votação de 17 projetos de lei e nove requerimentos de temas diversos-, diante do fato que abalou a capital, nenhuma manifestação do Legislativo até aqui foi divulgada. Sem quórum, os nove vereadores se limitaram a fazer um minuto de silêncio em memória das vítimas fatais. Nenhuma nota foi divulgada sobre o posicionamento da Câmara diante dessa tragédia.


Vereador reage

Nessa quinta-feira, o vereador Iran Barbosa (PMDB), um dos primeiros a relatar a queda da estrutura nas redes sociais - ele passava pelo local no momento do acidente-, reagiu ao episódio afirmando que iria acionar o Secretário de Obras da Prefeitura de Belo Horizonte, José Lauro Nogueira Terror, para prestar esclarecimentos sobre a obra na Câmara Municipal. A Casa Legislativa, que a exemplo das demais do país, tem o dever constitucional de cobrar e fiscalizar os atos do Executivo. Procurado na manhã desta sexta-feira, no gabinete da sede da Câmara, por volta das 10h, a assessoria de imprensa do vereador informou que ele estava chegando ao local, que a reportagem do em.com.br ligasse em meia hora.

Assessoria informa
 
A assessoria de comunicação da Câmara de BH informou também que o requerimento para convocar o secretário de Obras da Prefeitura de Belo Horizonte, José Lauro Nogueira Terror, foi protocolado ainda nessa quinta-feira. O autor da iniciativa é o vereador Iran Barbosa, que propõe uma audiência pública para ouvir o secretário na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Casa. Essa reunião, no entanto, se aprovada em comissão, só poderá acontecer a partir de de agosto, quando os vereadores devem retormar os trabalhos com o fim do recesso legislativo.

Comissão de Representação


No início da tarde desta sexta-feira, a assessoria de comunicação da Câmara informou que durante o recesso uma comissão de representação, consituída por três vereadores, vai acompanhar a apuração das causas do acidente. A decisão deve sair publicada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) deste sábado (5)..