O candiado ao governo do Estado, Fernando Pimentel (PT), criticou nesta segunda-feira a dependência da economia mineira ao minério de ferro e ao café e propôs um projeto que incentive o desenvolvimento regional, durante entrevista concedida a uma rádio Solar AM, de Juiz de Fora.
“A Zona da Mata é um bom exemplo de como o governo do Estado não criou um projeto de desenvolvimento econômico do Estado. Se tomarmos como base o nosso PIB veremos que Minas depende basicamente da exportação de minério de ferro e de café. Se tirarmos esses dois produtos, vamos cair da terceira posição, em que a gente se encontra, para a 14ª ou 15ª posição entre os estados brasileiros”, afirmou Pimentel.
No entendimento do candidato, o desenvolvimento do Brasil como um todo é discrepante com relação ao de Minas. Por isso, ele tem como proposta “apresentar aos mineiros um projeto integrado de desenvolvimento econômico e social” com um enfoque regionalizado. “Nossa meta é recuperar o atraso em que a Zona da Mata e outras regiões se encontram, inibindo disparidades e promovendo o que os mineiros querem: prosperidade, saúde, educação e desenvolvimento econômico”.
Além disso, o candidato falou sobre a questão da Aviação. Ele acredita que o aeroporto de Goianá não atenda à demanda da população e que a oferta de voos será maior à medida que a região se desenvolver.