Em sessão de fotos com candidatos a deputado federal e estadual, o ex-ministro Fernando Pimentel (PT), na corrida pelo Palácio da Liberdade pela coligação Minas pra Você, disse nessa segunda-feira que o governo do estado não soube aproveitar o impulso econômico dado pela gestão do PT à frente da Presidência da República. Pimentel criticou ainda a capacidade de planejamento da administração estadual, problema que, segundo o candidato, será superado caso ele se eleja governador.
“O Brasil avançou nesses últimos 12 anos de maneira significativa. Minas ficou muito aquém. Outros estados se aproveitaram melhor do empuxo econômico dados pelos mandatos dos presidentes Lula e Dilma”, afirmou Pimentel. “Isso não tem nada a ver com partido político, mas com um governo estadual que planeje, execute, faça bons projetos e não foi o caso de Minas Gerais”, completou.
O petista aproveitou o encontro com os candidatos, num hotel na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, para conhecer melhor os correligionários, conversar sobre as demandas de cada uma das regiões e aprimorar o programa de governo. A coligação Minas pra Você formada por PT, PMDB, PCdoB, Pros e PRB, conta com 81 candidatos a deputado federal e 215 a estadual.
“Vamos saber de pessoas que têm vivência e participação direta nas regiões suas demandas e necessidades. Estamos nos empenhando muito em apresentar a Minas um programa de governo que reflita aspirações das pessoas de cada uma das regiões”, ressaltou.
Uma das apostas do programa de governo de Pimentel são os polos regionais de educação, saúde e desenvolvimento. Segundo o candidato, seu governo será organizado a partir do planejamento regional, que consiste na definição do perfil de cada território de Minas.
Educação integral
O candidato do PSDB ao governo do estado, Pimenta da Veiga, não teve compromissos de campanha ontem. O tucano, que, segundo sua assessoria, estava em Belo Horizonte, informou que a implantação da educação integral em todas as escolas da rede pública estadual de Minas será um dos principais programas para alavancar ainda mais a educação mineira. “Ficando mais tempo na escola, dividindo os turnos entre o ensino convencional e o aprendizado nas áreas de meio ambiente e informática, além de atividades esportivas e culturais, o adolescente começa a tomar desde cedo uma consciência cidadã”, explicou. Para ele, a escola integral poderá trazer efeitos, a médio prazo, na redução do envolvimento dos adolescentes com a criminalidade.
Voto em trânsito
Começam nesta terça-feira as inscrições para o voto em trânsito. O eleitor que estiver fora de sua cidade e optar por votar em trânsito deve procurar qualquer cartório eleitoral do país até 21 de agosto e apresentar um documento oficial com foto. A inscrição servirá para votar em 5 de outubro, primeiro turno, e no dia 26, caso ocorra segundo turno na disputa presidencial. Quem se inscrever não poderá votar no seu domicílio eleitoral, pois será desabilitado temporariamente daquele local, a não ser que comunique a sua desistência ao cartório também até 21 de agosto. Em Minas, haverá voto em trânsito em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia.
.