Pimentel dividiu suas propostas em 15 páginas e 59 itens. Mais sucinto, Pimenta optou por 10 páginas, algumas delas ilustradas. O tucano aponta como principal desafio no estado a redução das desigualdades enquanto o petista fala em reestruturar o modelo de gestão da administração estadual, priorizando a descentralização das políticas e dos serviços.
O candidato do PT afirma que é preciso superar o modelo de estado como gerente e “recriar o estado planejador”. Segundo a proposta registrada, ele pretende deslocar órgãos da administração para as regiões do estado em que eles forem necessários e adotar uma política de valorização do servidor público. Disso faz parte a mudança das metas e parâmetros de avaliação, reestruturando as carreiras.
Na linha dos tucanos que o antecederam, Pimenta trata a infraestrutura como questão prioritária e diz que o desafio agora é pavimentar trechos que conectam a malha rodoviária do estado. A prioridade, segundo o plano, será para a construção de anéis rodoviários e a consolidação do projeto que transforma o aeroporto de Confins em polo de desenvolvimento regional.
Em comum, os dois candidatos falam em políticas para estimular as micro e pequenas empresas no estado, investimento nas novas tecnologias e em ações de preservação do meio ambiente e estímulo a novas matrizes energéticas. Na área da saúde, Pimenta e Pimentel falam no papel do estado como gestor do Sistema Único de Saúde (SUS). Pimentel promete estimular, na fase do ensino, as carreiras de médicos nas regiões do estado, enquanto Pimenta diz que dará importância à expansão das redes materno-infantis, de hipertensão, diabetes, atenção ao idoso e urgência.
Para melhorar a educação, Pimenta da Veiga propõe ampliar a inclusão das crianças na pré-escola e desenvolver um programa de educação profissional por meio de parcerias. Também promete dar atenção a escolas em áreas de vulnerabilidade. Já Fernando Pimentel promete um novo modelo de ensino médio, com formação técnica adequada. O petista também colocou a ampliação da educação infantil e da escola de tempo integral entre as suas prioridades. .