Jornal Estado de Minas

Aécio e Dilma empatam em disputa no segundo turno, diz Datafolha

Pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira. Petista registra queda de intenções de voto se comparado ao levantamento anterior

Os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados em uma eventual disputa de segundo turno nas eleições de outubro.
Os dados fazem parte de pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira. A petista tem 44% das intenções ante 40% do tucano, dentro da margem de erro. O levantamento aponta queda da atual presidente, que antes registrava 46%, e alta de Aécio, que subiu um ponto percentual.

As entrevistas foram feitas entre os dias 15 e 16 de julho, com 5.377 eleitores em 223 municípios do país. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-00219/2014 e tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

Com relação ao primeiro turno, o Datafolha mostra que a candidata do PT registra queda nas intenções de voto. Ela aparece nesse último levantamento com 36% dos votos, ante aos 38% do início de julho. Já o candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, manteve 20% das intenções de voto no mesmo período.

Ainda no primeiro turno, o pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, oscilou de 9% para 8%. Brancos e nulos somam 13% e indecisos, 14%.
Na pesquisa anterior brancos e nulos eram 13% e indecisos, 11%.

A pesquisa inclui todas as candidaturas presidenciais registradas no Tribunal Superior Eleitoral. O pastor Everaldo (PSC) aparece com 3%, ante 4% no início de julho. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro, Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC) têm 1% cada. Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não atingiram 1%.

Com Agência Estado
.