Pesquisa Datafolha para a corrida presidencial divulgada nessa quinta-feira aponta pela primeira vez um empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) em um eventual segundo turno das eleições, considerando a margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. Na simulação de uma disputa em duas etapas, Dilma aparece com 44%, e Aécio, com 40%. Se o adversário da petista fosse o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), ela teria 45% das intenções de voto, e o socialista, 38%.
Em relação à pesquisa anterior, feita no início do mês, entre 1º e 2 de julho, não houve alteração significativa no quadro do primeiro turno. Nesse levantamento, a presidente oscilou dentro da margem de erro, de 38% para 36%, Aécio manteve os 20% registrados no levantamento anterior e Campos passou de 9% para 8%.
A pesquisa também ouviu os eleitores sobre o governo da presidente Dilma, considerado ótimo/bom por 32% dos entrevistados, regular por 38% e ruim/péssimo por 29%. A taxa de rejeição da presidente Dilma é a maior entre os candidatos. Entre os entrevistados, 35% não votariam na presidente, contra 32% do levantamento anterior. O segundo mais rejeitado é o Pastor Everaldo, com 18%. Aécio oscilou de 16% para 17% na taxa de rejeição, e Campos permaneceu com 12%.
A pesquisa ouviu 5.377 eleitores de 223 cidades, entre os dias 15 e 16 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 00219/2014. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, o instituto tem esse percentual de certeza que os números apurados estão dentro da margem de erro.