O candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, justificou nesta terça-feira suas frequentes referências ao senador Aécio Neves – que concorre à Presidência da República – durante os atos de campanha. Segundo ele, ao defender a mudança na gestão federal, o estado seria beneficiado. “Tenho uma convicção: se a candidatura de Aécio, se a eleição de Aécio é muito importante para o Brasil, é muito mais importante para Minas Gerais. Então, é por isso que falo tanto”, disse. O tucano participou de caminhadas nos centros de Santa Luzia e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em companhia do ex-governador de Minas, Antônio Anastasia (PSDB), que busca uma vaga no Senado, e do vice na chapa, o deputado estadual Dinis Pinheiro (PP).
Questionado sobre a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, na campanha de seu principal adversário, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel (PT), o tucano disse que será “muito bom”. No entendimento dele, a presidente deve explicações sobre o resultado da economia. “Era muito bom que ela viesse aqui para explicar porque ela perdeu o controle da inflação, que já está na casa dos 7%, porque que o crescimento, todos os analistas estão dizendo, que não atingirá 1% este ano, então é uma situação dramática”, analisou.
Apesar de não entrar em detalhes sobre propostas, Pimenta da Veiga disse que Santa Luzia “pode esperar várias coisas”. O candidato defendeu propostas para educação, saúde e segurança, além da mobilidade urbana. Especificamente sobre educação, o tucano respondeu ataques feitos por Pimentel à administração estadual, dizendo que o petista deveria “melhorar o grau de informação dele”. Ele emendou dizendo que pretende ampliar o ensino técnico. “O que queremos é que os jovens fiquem preparados de acordo com o mercado local, para que quando ele conclua o ensino profissionalizante, possa ser empregado”, declarou.
Já em Vespasiano, o tucano disse que o principal foco de investimento será a mobilidade urbana. “Mas aqui [Vespasiano], especificamente, como está no Vetor Norte, essa região terá investimentos crescentes, porque será um dos principais polos econômicos do estado”, disse. O candidato voltou a defender a regionalização do atendimento da saúde.
O candidato ao Senado, Antônio Anastasia (PSDB), também comentou a importância das cidades do Vetor Norte e disse que, caso eleito, deve focar sua atuação no desenvolvimento.