"Primeiro, é bom esclarecer que este evento é organizado pela campanha do governador Pezão", afirmou o coordenador da campanha de Dilma no Estado, vice-prefeito do Rio, Adilson Pires (PT). Segundo ele, Pezão confirmou a presença dos 60 prefeitos - cerca de dois terços dos chefes de Executivos municipais do Rio, 92.
O "Dilmão" (Dilma mais Pezão) é uma tentativa de resposta ao Aezão (Aécio Neves, presidenciável do PSDB, mais Pezão) , evento que reuniu 60 prefeitos e aproximadamente 1,6 mil pessoas. Seu anúncio, porém, causou mal-estar no PT, que disputa a eleição com o senador Lindbergh Farias, e desconfiança de dois outros candidatos a governador da base aliada no Rio, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) e o senador Marcelo Crivella (PR).
Adilson Pires contou que sua proposta inicial era que cada um dos quatro candidatos a governador organizasse um evento com Dilma, que ainda teria uma atividade sem nenhum postulante ao governo do Estado. O jantar com Pezão teria sido escolhido primeiro por ser uma reunião com prefeitos e políticos, mais rápida para ser organizada. Os encontros propostos com os demais são eventos públicos, cuja articulação leva mais tempo. "Estive com Lindbergh no mesmo dia em que a proposta foi apresentada", declarou.
Um dos organizadores do encontro, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, ressaltou que, dos prefeitos das 10 maiores cidades do Rio, nove apoiam Dilma, o que reuniria 60% do eleitorado do Estado. A conta inclui o prefeito da capital, Eduardo Paes (PMDB), que também organizou o jantar. Cardoso não quis dizer quantos prefeitos já estavam na Oásis. "Acabei de chegar", disse.
Périplo
Tentando reduzir os atritos, o presidente do PT, Rui Falcão, estará nesta sexta-feira, 25, no Rio, para reuniões em sequência com as quatro campanhas. Ele se encontrará com o prefeito Eduardo Paes às 7h30, no Centro Administrativo São Sebastião; com Garotinho às 12h30, possivelmente no escritório do ex-governador, na Glória; com Crivella às 17h, na Associação Comercial, no Centro; e com Lindbergh às 18h, em plenária no Sindicato dos Bancários..