Em caminhada por quatro municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, apresentou planos conforme a demanda e acabou prometendo alto. O ex-ministro disse que, se eleito, vai resolver impasses que há décadas travam a reforma do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, além de investir no metrô. E mais: o candidato se comprometeu também a tirar do papel as alças norte e sul do Rodoanel para desafogar o trânsito da RMBH. Ele não detalhou como pretende garantir a execução das obras – em parte, de responsabilidade do governo federal –, mas indicou que se apoia numa possível vitória do presidenciável tucano Aécio Neves para realizá-las.
Acompanhado do vice em sua chapa, Dinis Pinheiro (PP), e do candidato ao Senado Antonio Anastasia (PSDB), Pimenta da Veiga visitou Ribeirão das Neves, Contagem, Betim e Esmeraldas. “Não há dúvida de que existem questões ambientais, questões legais, mas nós haveremos de vencer isso. O Rodoanel será feito em sua amplitude total, tanto na parte norte quanto na parte sul”, disse, reforçando que o Anel Rodoviário e o metrô serão contemplados no pacote da mobilidade.
Questionado sobre se os recursos para viabilizar as obras seriam estaduais, Pimenta respondeu que confia na eleição de Aécio. “Nós temos absoluta identidade, será uma parceria muito exitosa para Minas Gerais inteira, especialmente para a região metropolitana. Mas, de qualquer modo, nós faremos o Rodoanel”, completou.
O trecho norte compreende uma extensão de 66,7 quilômetros. Orçada em R$ 4 bilhões, a obra terá 80% dos recursos viabilizados por meio de parceria público-privada (PPP) e o restante bancado pelo estado. O edital foi lançado no início de julho e a abertura das propostas ocorrerá em 27 de agosto, de acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A empresa contratada ficará responsável pela construção e operação do trecho por 30 anos.
ANEL Já o projeto do Anel Rodoviário tem caminhado a passos lentos. Os recursos para a obra foram garantidos em 2012 pelo governo federal, que firmou parceria com o estado para executar o serviço. Depois de se desentenderem sobre o tipo de contrato na licitação da obra, Dnit e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) entraram num novo acordo.
O projeto executivo do trecho de 27,3 quilômetros está em elaboração pelo estado. Os pontos prioritários – as intercessões da Avenida Pedro II, Praça São Vicente e Avenida Amazonas –serão executados pelo Dnit. De acordo com o órgão federal, o início da licitação depende apenas da entrega do projeto executivo desses trechos, prevista para o fim desta semana. Segundo o DER, o projeto do trecho de 5,2 quilômetros já foi concluído..