Flávia Ayer
O candidato tucano à Presidência da República, senador Aécio Neves, aderiu ontem oficialmente ao movimento #VempraUrna, campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um vídeo incentivando o eleitor a comparecer às urnas foi postado na conta de Aécio no Facebook. O objetivo é desestimular votos brancos, nulos e abstenções, pois, na avaliação da coordenação de campanha do PSDB, eles podem favorecer a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
Aécio participará também de um vídeo dizendo sobre o apoio à ação. Além de jingle, estão sendo produzidos descanso de tela, template, panfletos e outros materiais gráficos. Eles serão distribuídos por militantes tucanos entre blogueiros, nas redes do partido e para quem mais quiser ajudar a divulgar o movimento.
Ao investir na campanha #VempraUrna, Aécio está de olho no eleitor descrente da política. Conforme a mais recente pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial, 25% dos eleitores não têm candidato ou pretendem votar nulo ou em branco. Em julho de 2010, a pouco mais de três meses das eleições, essa taxa era de 19%. Tucanos atribuem o fato ao desinteresse por eleição, especialmente dos jovens entre 16 e 24 anos, e à chamada taxa de desconhecimento dos presidenciáveis de oposição.
Ontem, o senador ficou dedicado à gravação de seu programa eleitoral, no Rio de Janeiro. Hoje ele embarca para o Sul do país, onde cumpre agenda no Paraná e no Rio Grande do Sul. De manhã, fará caminhada em Curitiba (PR) acompanhado do governador e candidato à reeleição Beto Richa. Logo depois, o presidenciável vai para Porto Alegre (RS), onde participa do Encontro Esperança, evento da campanha da candidata a governadora Ana Amélia (PP).