"A inflação tecnicamente está acima da meta, porque está artificialmente controlada", criticou. Gianetti "As medidas que têm de ser tomadas de imediato é uma correção plena e imediata dos preços que ficaram defasados. Se não se fizer isso imediatamente, as expectativas de inflação futura vão ficar altas e isso realimenta a inflação", afirmou.
O economista do PSB alerta, porém, que o reajuste de preços pode não ser o único remédio adotado por Campos no primeiro ano de mandato. Segundo Gianetti, pode ser necessário mexer na política monetária, elevando a taxa básica de juros, a taxa Selic. "Acho que se fizer a coisa certa na política fiscal, não precisa ter um grande aperto de juros. Mas isso vai ter de ser visto conforme a conjuntura", considerou.
Giannetti anunciou que nos próximos dias Eduardo Campos apresentará ao mercado um programa com detalhes de suas propostas econômicas, especialmente sobre a reforma tributária.
O economista afirmou que o País precisa de uma "Constituição Tributária" para eliminar a taxação sobre investimentos, mas não explicou em detalhes como isso seria feito. "Vamos buscar uma situação tributária em que quem se dispõe a investir vai poder fazer isso a um custo menor. Vamos tentar caminhar o máximo possível para baratear o custo de se investir no Brasil", indicou..