"Faltava para esses conselhos uma unidade, um disciplinamento de algumas práticas. O nosso objetivo foi arrumar a casa, disciplinar alguns funcionamentos, estimular que esses conselhos se espraiassem em outras áreas do governo, em nenhum momento determinando a criação de um novo conselho", disse Carvalho. "Até porque a própria sociedade reclama da insuficiência do funcionamento de muitos conselhos. Onde o governo é omisso, onde o índice de propostas do conselho e aquilo que o governo aceita há uma defasagem", observou.
Ao todo, o governo federal conta com 35 conselhos, que enfrentam uma série de dificuldades de funcionamento, como falta de transparência, reuniões pouco produtivas e critérios questionáveis na escolha de representantes, conforme informou o jornal "O Estado de S.Paulo" no mês passado.
Dos conselhos existentes, 14 foram criados durante os dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 7 na gestão Fernando Henrique Cardoso e nenhum no governo Dilma.
O decreto 8.243, editado em maio por Dilma, não cria, na prática, novas estruturas, mas institucionaliza a relação da máquina pública com os movimentos sociais e a sociedade civil. Para críticos, a medida institui um poder paralelo dentro do Estado, usurpando prerrogativas do Congresso. Para defensores, democratiza as decisões públicas.
"Nem de longe suspeitávamos que esse tema - tão simples, trivial - pudesse ganhar essa polêmica e daí, decorrente disso, essa visibilidade que acabou ganhando. Seja por incompreensão, leitura parcial ou atravessada, postura ideológica ou política, o decreto para nossa surpresa encontrou forte oposição a ponto de haver iniciativa no Senado e na Câmara de decretos legislativos que tentam anular o decreto da presidente Dilma", comentou Carvalho.
"Esse decreto não surgiu de uma gaveta, foi fruto de um longo processo de discussão.
Nas últimas semanas, Carvalho tem feito uma peregrinação em defesa dos conselhos, acompanhando reuniões dessas instâncias e a posse de novos conselheiros..