Na avaliação do economista, a economia do Brasil vive uma estagflação, com a inflação "teimosamente no teto" de 6,5% e que é "artificialmente represada." Além disso, ele destacou que o déficit de transações correntes ao redor de 3,5% do PIB é elevado para um país que cresce muito pouco e tem um patamar de preços alto. "Isso é uma situação pouco usual", destacou. Segundo ele, enquanto os investidores internacionais estiverem financiando a economia doméstica, não há problemas. Contudo, disse que se esse quadro for revertido, o Brasil pode enfrentar uma crise de contas externas. "Estamos com câmbio sobrevalorizado, o que prejudica setores com aspiração de exportar", destacou.
Giannetti disse também que apesar de o País viver um quadro de estagflação, com piora sensível da gestão da economia nos últimos quatro anos, é possível que esse quadro seja revertido pelo próximo governo em 2015.
"A situação é ruim, mas não é desesperadora. Temos plena condição de resolver em 2015. Isso deve ocorrer com a correção das políticas macro e micro com um choque de credibilidade de um novo governo", ponderou.
Giannetti fez os comentários ao participar de evento promovido pela Empiricus Consultoria & Negócios.
Empiricus
O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu uma liminar na qual determinou que a Empiricus Consultoria & Negócios pare de veicular anúncios pagos com referências aos candidatos a presidente da República. Gonzaga também decidiu que o site Google retire do ar publicidades em que a Empiricus prevê instabilidades econômicas caso a presidente Dilma Rousseff conquiste um segundo mandato e valorização de ações caso o vencedor seja o candidato a presidência pelo PSDB, senador Aécio Neves.
A Empiricus, uma consultoria que, de acordo com seu site, elabora "recomendações amparadas em estudos financeiros e econômicos", postou anúncios com títulos "Como se Proteger da Dilma: Saiba como proteger o seu patrimônio em caso de Reeleição da Dilma, já" e "E se o Aécio Neves Ganhar? Que ações devem subir se o Aécio Ganhar a eleição? Descubra Aqui, já".
A equipe jurídica da campanha pela reeleição da presidente Dilma entrou no dia 25 de julho com uma representação no TSE contra a Empiricus, Aécio e o Google, pois avaliou que se trata de veiculação indevida de propaganda eleitoral paga na internet..