Em sua primeira agenda externa de campanha desde a retomada das atividades eleitorais, a presidente Dilma Rousseff está na tarde desta terça-feira na usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia. Dilma visitou mais cedo outra hidrelétrica, a de Jirau, localizada no mesmo Estado. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e entraram na mira do Ministério Público Federal e do MP de Rondônia em virtude dos impactos ambientais provocados.
A ofensiva de Dilma em Rondônia reforça uma estratégia de colocar o PAC na vitrine eleitoral e mostrar que os investimentos do governo estão dando, sim, resultados. Dilma também pretende exaltar ao longo da campanha as mudanças implantadas no setor energético durante a sua gestão e sair em defesa do que considera o legado do governo na área.
A licença prévia das hidrelétricas foi emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 2007, quando Marina Silva - agora alçada à cabeça de chapa do PSB na corrida pelo Palácio do Planalto - chefiava o Ministério do Meio Ambiente.